Home / Notícias
O anúncio foi feito hoje pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, durante a abertura oficial da Semana do Advogado, realizada pela OAB-PA por meio da Escola Superior de Advocacia - ESA, e da Comissão de Tecnologia da Informação, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados – CAAPA.
O curso faz parte das programações alusivas ao Dia do Advogado, comemorado dia 11 de agosto. “A ideia é ter esse treinamento permanentemente, pois essa diretoria conhecendo onde estão os principais problemas dos advogados, e hoje um dos principais problemas é a inclusão digital.”
O presidente destacou que uma das principais preocupações de hoje é o projeto de expansão do PJe. “A partir de este final de semana, todas as Varas do Trabalho serão digitalizadas. Por isso, pensamos em oferecer esses cursos: o básico, intermediário e o avançado, para atender a todos os níveis de preparo dos profissionais de advocacia.”, afirmou.
Para Jarbas, com isso, os problemas serão quadriplicados. “A central de Peticionamento que funciona de 8h às 18h, na sede da OAB, possui técnicos preparados para atender o advogado, mas ela não será para sempre. O profissional precisa se preparar, se adequar a esse sistema.”, disse o presidente para ratificar a importância da participação dos advogados nos cursos oferecidos pela Ordem. “Hoje, o que acontece muito é que a OAB oferece o curso, o colega não vem, fica desinformado e passa a criticar o Sistema. Por isso, faço um apelo: conversem com os colegas para que eles façam os cursos. Precisamos de mais replicadores. Nós precisamos praticar a solidariedade entre nós, colocando o nosso conhecimento à disposição do colega que sabe menos. Façam o curso e recomendem!”, concluiu.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/PA, Oswaldo Coelho, também deu boas vindas aos participantes do curso e destacou o significado de investir na inclusão digital. “Esse curso é uma demanda interna do Conselho Federal da OAB, que faz parte de uma estratégia do presidente Marcus Vinícius para dar tratamento especial ao PJE.”
Segundo Oswaldo, a Caixa tem a responsabilidade dentro dessa estratégia de fomentar atividades práticas para capacitação dos advogados nessa área. “Alguns colegas advogados, especialmente os idosos e deficientes, têm dificuldade de entender informática . Por isso, preparamos esse curso pensando neles.”
Por último, o presidente da Caixa informou que está criando, em parceria com a seccional, um centro de informática para que os advogados estejam sempre sendo acompanhados. “Será um prazer prestar mais esse serviço à classe.”, concluiu.
O diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Jerferson Bacelar, responsável pela organização do evento, juntamente com a Comissão de Direito e Tecnologia da Informação e Processo Judicial Eletrônico, falou que o foco das atividades da Semana do Advogado seguiu uma orientação nacional. “Esse é um projeto nacional de inclusão dos advogados que necessitam de um atendimento prioritário, pois a evolução da tecnologia pede uma atualização constante.”
Bacelar também fez um agradeciemento especial à Conveniada FGV/Ideal, que dsiponibilizou um espaço totalmente equipado com 27 máquinas e todos os programas necessários para a realização do curso.
O curso de informática básica oferecido pela OAB foi sucesso de público. Em dois dias, foram preenchidas as vagas oferecidas. Alguns advogados até arriscaram conseguir uma vaga, mas terão que esperar a próxima turma, que abrirá no mês que vem. “É motivo de alegria pra mim ver que o curso foi bem aceito pelos advogados.”, afirmou o presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação e Processo Judicial Eletrônico, Amadeu Vidonho, que falou da programação de novos cursos nessa área.
Amadeu também fez referência e reconheceu o trabalho dos técnicos de informática (Renato e Luciano), “que se tornaram multiplicadores – receberam um treinamento especial e hoje estão ministrando o curso, treinando os advogados.”
Amadeu também falou um pouco sobre o novo sistema. “Ele chegou para facilitar nossas vidas e precisamos aprender com eles. Quanto mais pessoas peticionando, mais podemos aperfeiçoar o sistema, pois 50% das reclamações sobre ele são por falta de informatização.”, disse Vidonho, que completou: “Esse é o décimo curso que a OAB ministra e muito outros virão”.
Advogados aprovam a iniciativa da Ordem
Serique já participou de vários cursos oferecidos pela OAB sobre Certificação Digital e Processo. Segundo ele, lembrando a professora e advogada Ana Amélia Menna Barreto, presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) da OAB do Rio de Janeiro: “quem não souber sobre PJe, tem que comprar uma vara, um caniço e ir pescar”, emendando que "essa oportunidade deve ser aproveitada pelos advogados".
José Maurício é advogado desde 87 e também já participou de vários cursos oferecidos pela ESA e OAB. Ele disse que mesmo já entendendo algumas coisas não podia perder essa oportunidade. “Esse curso é interessantíssimo. É um incentivo para que a gente sempre esteja atualizado. E só não se atualiza quem não quer.”
Maurício ainda brinca: “Eu sou da época da máquina de datilografia. Tenho até diploma. Agora, quero aprender tudo o que puder sobre esse novo sistema. Quero ficar atualizado. Parabéns para a Ordem!”
Wander Souza, 78 anos, também fez questão de deixar seu recado. “Quero agradecer à Ordem, que está trabalhando bem e mostrou que está no caminho certo. Eu estou satisfeito com essa gestão!”