Home / Notícias

Novos advogados prestam compromisso e recebem carteira da OAB

cartEm sessões solenes ocorridas hoje (24), 63 novos advogados prestaram compromisso e receberam a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, no auditório Otávio Mendonça, sede da OAB-PA.

Dividida em dois momentos, manhã e tarde, as cerimônias foram prestigiadas por dezenas de pessoas, dentre elas, membros da Diretoria da OAB-PA, Conselheiros, autoridades do segmento jurídico, familiares e amigos dos novos operadores do Direito.

Dentre as autoridades estava o Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Daniel Lavareda, que na oportunidade disse emocionado, da felicidade de presenciar o filho prestando compromisso com a classe. “Assim como pai, sei o que a grande maioria aqui presente está sentindo. Estamos muito felizes e orgulhosos”, comentou.

cart_2O presidente da Seccional do Pará, Jarbas Vasconcelos, em seu discurso não deixou de defender algo de extrema relevância como é o Exame de Ordem, que nos últimos dias foi atacado. “Se abríssemos mão do valor do Exame de Ordem, estaríamos abrindo as portas para mais de um milhão de bacharéis em Direito em todo o país. E não é isso que queremos, mas sim, a classe fortalecida com profissionais dignos e competentes. Queremos advogados para defender a sociedade. Nós, da OAB, lutamos por muitos anos na defesa desse país, somos o segundo maior colégio de advogados do mundo o Exame de Ordem é de suma importância para a formação do novo advogado. Por isso sintam-se orgulhosos em fazer parte desta casa poderosa, que é a OAB”, concluiu.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PA, Leonardo Amaral da Silva, contou um pouco de sua experiência presidindo a Comissão e fez um pedido aos “calouros” da advocacia. “Defendam, honrem agora, mais do que nunca o Exame de Ordem, o qual se submeteram e foram aprovados. Nunca se esqueçam de exercer a advocacia todo dia com primor e, sobretudo, fazendo valer a regra que não existe hierarquia entre advogado e magistrado”, ressaltou.

DSC_2592Ao dar as boas vindas aos novos operadores do Direito, o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Mauro Freitas Santos, deixou claro que “seja qual for o rumo que os novos advogados queiram trilhar e em qualquer fase da carreira, sempre deverão lembrar que saíram da casa chamada OAB”. Além disso, Mauro fez dois convites aos novos advogados, o primeiro para fazerem parte de qualquer das diversas Comissões que a OAB-PA integra como braços na luta dos interesses da sociedade. Outro convite para participarem na próxima quinta-feira (03/02), no auditório Otávio Mendonça às 14h, do ciclo de palestras promovido pela Comissão na qual preside, com uma programação especial.

DSC_2637Regidos pelos bacharéis Leandro Gomes (manhã) e Marcos Uropá (tarde), os novos advogados prometeram “exercer a advocacia com dignidade e independência. Observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a constituição, a ordem jurídica do Estado democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Além da carteira da OAB os novos advogados receberam o Manual do Jovem Advogado – um livro de bolso desenvolvido pela Comissão de Jovens Advogados, contendo dicas que tiram as principais dúvidas do cotidiano da profissão - o Estatuto da OAB, a Cartilha das Prerrogativas e um brinde personalizado da Ordem. 

Fotos: Yan Fernandes

Anexos