Home / Notícias
Na tarde de ontem (28) 124 novos advogados prestaram compromisso e receberam a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. A solenidade que aconteceu no auditório da Faculdade de Belém (Fabel) contou com a presença de centenas de pessoas, dentre familiares, amigos e autoridades do segmento jurídico.
Dividido em dois momentos, o evento deu-se início com o juramento dos bacharéis guiados por Juliana Martins (1ª turma) e por Rafael Amarantes (2ª turma) que prometeram “exercer a advocacia com dignidade e respeito, observar as leis, defender a constituição, a ordem do Estado democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
A nova advogada Cádna Formigosa, aluna da Fabel e oradora no primeiro momento, descreveu em nome de todos os colegas a sensação de vitória naquela “tarde mágica”, de uma etapa vencida, missão concretizada e outra sendo iniciada, de grandes caminhadas que começaram com o primeiro passo. Cádna magnificou a profissão, consciente de que a responsabilidade agora é bem maior. “Somos vozes, somos representantes, somos a Ordem dos Advogados do Brasil”, disse.
O professor e diretor da Fabel, Fabrízio Bordalo saudou e parabenizou os novos advogados. “Para nós da Faculdade é uma honra e privilégio enorme fazer parte desse momento tão importante. Sem dúvida a carreira que os senhores escolheram é digna de respeito. Parabéns e muito sucesso a todos, pois a partir de agora vocês são os donos do próprio futuro”, acrescentou.
Pedro Henrique Matos, orador do segundo momento, ressaltou o papel do profissional da advocacia. “O advogado é o guardião das liberdades, defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da justiça e da paz social. Por isso, a sociedade espera de nós, profissionais que dominem as leis com ética e sobriedade”, disse.
Em seu discurso, o presidente da OAB-PA Jarbas Vasconcelos engrandeceu o ensino jurídico oferecido pela Faculdade de Belém, que vai de encontro com uma das preocupações da Ordem. “A Fabel tem a preocupação de aproximar a academia da advocacia. É com essa visão que temos buscado trazer os alunos de Direito para dentro da Ordem, para que eles tenham certa noção da realidade prática. Nisto a Fabel tem participado, levando os alunos para a futura casa deles. Por isso, a Ordem reconhece e respeita o ensino jurídico dessa instituição”, afirmou Vasconcelos.
O presidente ressaltou ainda a importância do exame de Ordem, pois foi essa prova de um nível considerado igual à de um concurso público que os qualificou, os honrou. “Vocês não apenas concluíram um bacharelado, vocês se submeteram e foram aprovados por um exame tão duro quanto qualquer concurso. O Exame qualifica a defesa e vocês agora são a voz do cidadão. A Ordem defende a sociedade e vocês são prova disso, do compromisso com o viver ético na vida privada e na vida pública. Com muita felicidade acolhemos todos e parabéns”, concluiu Jarbas.
O vice-presidente da Ordem, Evaldo Pinto, também parabenizou os novos advogados em seu pronunciamento. Ele fez questão de citar a importância de cada promessa feita e de que maneira a advocacia deve ser exercida. “Exerçam a profissão como acabaram de prometer. O advogado é o elemento que une a sociedade e o poder público. É a única profissão com duplo viés. É aquele que distribui na terra, o que Deus distribui nos céus: a Justiça. Boa sorte a todos”, finalizou.
Os novos advogados receberam a carteira da OAB pelo Conselho Seccional presente, como o presidente Jarbas Vasconcelos, o vice-presidente Evaldo Pinto e o diretor tesoureiro da Ordem, Albano Martins, e pelos Conselheiros Seccionais, Edgar Medeiros, Karla Brasil, Eduardo Imbiriba, Cristina Carvalho, Guilherme Lobato, Mário Paiva, Leonardo Pinheiro, Wladimir Koening e Oswaldo Coelho.
Leia a íntegra dos discursos dos oradores:
Fotos: Paula Lourinho