Home / Notícias
Para marcar a administração compartilhada adotada nos últimos três anos na OAB-PA, o presidente Alberto Campos repetiu o gesto feito em Santarém e repassou simbolicamente a beca de presidente ao advogado Raul Castro, novo presidente da subseção de Castanhal.
Em cerimônia realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Castanhal, hoje pela manhã, Campos ainda empossou outros quatro diretores da subseção, o Conselho Subseccional e a delegada de Escola Superior de Advocacia, Cleidiane Martins.
Ao novo líder dos advogados de Castanhal, Alberto Campos obsevou que um presidente da OAB precisa agregar, principalmente, duas características: ter disposição para o trabalho e disponibilidade para "atender aos pleitos da advocacia e da sociedade civil".
Bastante feliz com a vitória conquistada pelo grupo "OAB de Todos" na última eleição naquele município, o presidente afirmou que a posse de Raul Castro representa uma "renovação na advocacia de Castanhal", que estava "desassistida" por outras gestões da subseccional.
Ainda em seu pronunciamento, Campos voltou a firmar compromissos que classificou como inarredáveis: Primeiro; investir em qualificação profissional. "Vamos continuar avançando nesse sentido". Acredita o presidente seccional que "um advogado bem qualificado possui condições de intimidar qualquer autoridade arbitrária com seu conhecimento jurídico" e, por conseguinte, inibir a violação de suas prerrogativas.
Outro compromisso assumido foi fortalecer ainda mais a defesa das prerrogativas. "Para isso, queremos dar mais celeridade ao andamento dos processos e, desse modo, respondendo de maneira mais incontinente aos advogados".
Por último, avançar na prestação de assistência à saúde e serviços à sociedade castalhalense. "Precisamos buscar recursos junto ao Conselho Federal para readequar a sede da subseção. O advogado precisa se sentir em casa para exercer sua profissão e atender melhor a sociedade".
Confiante nos novos rumos da advocacia naquela região, o conselheiro federal eleito e membro honorário vitalício da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, elogiou a coesão do grupo liderado por Raul Castro e parabenizou por "apostar na mudança" e por reconhecer o trabalho da gestão dele à frente da Ordem, que "acolheu as demandas e sempre se solidarizou com as aspirações da advocacia de Castanhal".
Ao informar que somente em Castanhal foram firmados 25 convênios, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Oswaldo Coelho, apontou que a posse de Raul Castro representa "o nascimento de uma geração de lideranças na OAB" e que "devemos continuar de mãos dadas nos próximos anos".
Depois de empossado, Raul Castro agradeceu pela presença de seus colegas de profissão e enalteceu o trabalho da advogada Bárbara Barbosa, que assumiu como vice-presidente da subseção. "Eu nunca tinha visto isso. O que acontece aqui, hoje, é fruto da simpatia de vocês".
Para encerrar, Castro destacou o legado deixado pela administração do presidente Jarbas Vasconcelos e assumiu o compromisso de "construir mais e mais" para a sociedade e "lutar incansavelmente pela defesa das prerrogativas e valorização dos advogados de Castanhal".
Fotos: Yan Fernandes