Home / Notícias
No evento, o desembargador José Maria Quadros de Alencar, que presidiu o Tribunal Regional do Trabalho 8º Região no biênio 2010-2012, fez a transferência do cargo á desembargadora Odete de Almeida Alves.
Também tomaram posse além da nova presidente do Tribunal, Odete de Almeida Alves, os novos vice-presidente, desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, e o corregedor regional, desembargador Marcus Augusto Losada Maia.
A presidente eleita destacou em seu discurso de posse, como pretende conduzir a administração e falou que quer manter a aproximação com os jurisdicionados. “O que pretendo fazer é prosseguir com as boas práticas. E para isso, eu elegi, ao invés de metas, princípios de comportamento e relacionamento. O primeiro deles é a responsabilidade, a obrigação de ser o máximo o que você puder em relação aos servidores, aos cumprimentos das leis e ao Tribunal como um todo.” disse a Magistrada, que ainda ressaltou que a aproximação da justiça trabalhista de seus jurisdicionados é outra prioridade.
Antonio também homenageou e agradeceu aos Desembargadores que atualmente estavam em exercício pela sempre atuação em prol do advogado e do apoio a OAB. “É de ser feita uma justa homenagem aos Excelentíssimos Desembargadores Federais do Trabalho José Maria Quadros de Alencar, Suzy Elizabeth Cavalcante Koury e Francisco Sérgio Silva Rocha que ora deixam a direção do Egrégio TRT da 8ª Região, sempre receptivos e atentos as postulações apresentadas pela OAB/Pará, inclusive quanto ao direito do advogado a salas em todos os fóruns trabalhistas”.
Ele falou ainda da participação da Ordem para melhorar a celeridade da justiça do Trabalho. “É pública e notória a participação da Seccional do Pará nas iniciativas da Justiça do Trabalho da Oitava Região para melhor distribuição da justiça, destacando-se, recentemente, o “acess point” que permite ao advogado peticionar nos seus processos a partir da plataforma web do E. TRT da 8ª Região. Destarte, por força da mencionada parceria, o advogado conta com internet rápida e segura viabilizando o acesso das ações sob seu patrocínio na Justiça do Trabalho ou qualquer outra Justiça e, ainda, em processos administrativos que porventura sejam acessíveis nas repartições públicas” afirmou.
A nova presidente do TRT 8º Região
A desembargadora Odete de Almeida Alves é paraense de Belém, graduada em direito em 1967, com títulos de Especialista e mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também lecionou , assim como na Universidade da Amazônia e nas faculdades Integradas do Tapajós , especialmente em pós-graduações, nas áreas de Direito Administrativo, Relações Trabalhistas, Teoria Geral do Estado e Processo Administrativo e Judicial Tributário.
Odete de Almeida Alves é autora de diversos artigos científicos, dentre os quais: “A responsabilidade por prejuízos decorrentes da atividade judiciária do Estado”; “A Adjudicação no Leilão Público”; “Por uma sentença distributiva”; “A experiência do juizado de pequenas causas e o judiciário trabalhista”; “Limites ao poder criativo do magistrado.”; “Processo cautelar dependente ou autônomo?”; “Até onde pode ir o poder criador do magistrado?”; “A prova do fato notório”; “Parlamentarismo e presidencialismo ao alcance de todos.”; “A realidade econômica frente ao princípio da igualdade”. Exerceu no biênio 2009/2010, a Vice-Presidência do TRT da 8ª Região e agora exercerá o cargo de presidente no próximo biênio.
Clicando no link é possível ler a íntegra do discurso do conselheiro seccional da OAB/PA, Antônio Barra Brito:
http://www.oabpa.org.br/pdf/discurso-posse-presidencia-TRT8-regiao.pdf
Fotos:Paula Lourinho