Home / Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem manifestar seu mais profundo repúdio à violência sofrida por uma jovem da Zona Oeste do Rio de Janeiro que foi estuprada por 30 homens.
Além da odiosa violência sexual sofrida, a jovem ainda teve sua imagem nua, ferida e desacordada divulgada pelos agressores em diversas redes sociais.
Segundo pesquisas, o Brasil possui 1 estupro a cada 11 minutos, ocupando no ranking mundial a posição de quinto país mais violento contra as mulheres.
Em 2014 foram 47.646 estupros registrados oficialmente. Neste número não estão inclusos os abusos sofridos e não denunciados, os quais correspondem a uma grande parcela dos crimes sexuais ocorridos no país.
Tal situação decorre diretamente do MACHISMO vigente em nossa sociedade, que veicula diariamente a ideia de que mulheres são seres inferiores, resultando em uma cultura de inferiorização, objetificação, opressão, submissão e violência, fomentando a chamada CULTURA DO ESTUPRO.
No estado do Pará não é diferente, sendo alarmante o número de estupros registrados, principalmente contra vulneráveis e no âmbito familiar.
A OAB/PA, neste momento de extrema indignação, registra sua solidariedade à vítima, que sob nenhuma hipótese deve ser responsabilizada pelo que ocorreu, bem como reafirma seu compromisso na luta pela igualdade de gêneros e na busca por uma sociedade igualitária e respeitosa para com as mulheres.
OAB Pará
Comissão da Mulher Advogada