Home / Notícias
É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, comunica o falecimento de Wladirson Ronny da Silva Cardoso, ocorrido nesta sexta-feira (09). Doutor em Antropologia Social (PPGA/UFPA), Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social [PPGD/UFPA] e Bacharel/Licenciado em Filosofia [IFCH/UFPA], ele era professor auxiliar I da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ex-coordenador de Interiorização do Campus XI UEPA (São Miguel do Guamá) entre 2013 a 2014 e e cônjuge do advogado José Araújo Neto, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA.
Com bastante experiência de ensino em diversas áreas da Filosofia, em especial da Filosofia Prática (Ética, Política, Cidadania,Teorias da Justiça e Direitos Humanos), desenvolveu pesquisas também no campo da Antropologia da(s) Sexualidade(s) e no campo das Ciências da Educação - com destaque para a formação de professores da educação básica. Era líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS, tendo integrado como colaborador a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA entre 2017 e 2018.
Wladirson Cardoso destacou-se ainda em atividades de pesquisa e militância pelos Projetos Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dos alunos das Escolas Públicas de Educação Básica de Belém e Gênero, sexualidade e envelhecimento: um estudo multimétodos sobre políticas públicas em educação, saúde e direitos humanos. Era professor permanente do programa de pós-graduação em Educação Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Atualmente, era coordenador pedagógico e administrativo do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará (UEPA/CCSE/DFCS - Campus I/Belém). Neste momento de imensurável dor e consternação, a presidente em exercício da OAB no Pará, Cristina Lourenço, em nome do Conselho Seccional e de toda a advocacia paraense, expressa condolências aos familiares e amigos do professor e pesquisador, que colaborou com a atuação da instituição na incansável luta em defesa dos direitos humanos.