Home / Notícias
Acontece amanhã (10), a partir das 9h, no auditório Otávio Mendonça, a entrega do o Prêmio José Carlos Dias de Castro.
O evento organizado pela OAB-PA, por meio da Comissão dos Direitos Humanos - comemoração ao Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos - homenageará um cidadão que levanta a bandeira e luta em defesa dos direitos humanos no Estado do Pará.
Para escolha do agraciado deste ano, a comissão julgadora composta por onze membros, dentre eles, o presidente da Comissão de Direitos Humanos Marcelo Freitas e conselheiros seccionais Ana Kelly Amorim, Jader Kahwage e Vladimir Koenig, à unanimidade, decidiram homenagear Raimunda Nilma Melo Bentes, militante do Centro de Defesa e Educação do Negro no Pará (CEDENPA). “O prêmio reconhece o valor do trabalho que é desenvolvido pelas pessoas que atuam a frente da defesa dos direitos humanos”, esclareceu Edineia Torres, membro da Comissão.
Conferido anualmente há sete anos, a OAB-PA instituiu o prêmio José Carlos Dias de Castro - advogado que se destacou na prestação de serviços relevantes à OAB e, sobretudo, na luta pelos direitos humanos no Estado do Pará - para aquele cidadão que atuar destacadamente na defesa e promoção dos direitos da pessoa humana, considerando indispensável o reconhecimento público de atuação em defesa da dignidade, dos direitos e das liberdade do ser humano.
Além da entrega do prêmio, o evento terá palestra com o tema Estatuto da Igualdade Racial, proferido pelo professor Domingos Conceição. Haverá ainda, exibição do vídeo contando a história do CEDENPA - entidade sem vínculos políticos-partidário, compromissado em contribui para a eliminação de todos os mecanismos que produzem discriminação e desigualdades raciais, estimulando a conscientização e propondo políticas públicas em apoio à população negra.