Home / Notícias
Realizada no final da tarde desta sexta-feira (07 de dezembro), no auditório Aloysio da Costa Chaves, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a cerimônia foi conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Suzy Koury, e contou com a participação de todos os 22 desembargadores que integram o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Na solenidade, foram empossadas a presidente eleita, desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, a vice-presidente eleita, desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, e a nova Corregedora-Regional do TRT8, desembargadora Graziela Leite Colares.
A eleição da nova administração ocorreu no dia 01 de novembro de 2018, em sessão extraordinária do Pleno do TRT8. As novas integrantes ficarão à frente do Tribunal nos próximos dois anos. Pela primeira vez, a administração do TRT8 é constituída integralmente por mulheres, juízas de carreira com trajetórias semelhantes na Justiça do Trabalho, onde atuaram juntas na 3ª Turma do Tribunal. A escolha das desembargadoras seguiu o critério de antiguidade, sendo selecionadas as que estão há mais tempo desempenhando suas funções na Justiça do Trabalho da 8ª Região, e que ainda não haviam feito parte da administração.
Presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB-PA, João Batista esteve presente na solenidade e representou o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos. Em seu discurso, o advogado classificou como exitosa a gestão da desembargadora Suzy Koury, que “sempre adotou uma postura democrática”. À nova diretoria, Batista vislumbrou que será um grande desafio assumir o TRT8 na atual conjuntura, “precedida de diversos ataques à Justiça do Trabalho e aos direitos sociais, desconstituição de direitos fundamentais e, recentemente, a extinção do Ministério do Trabalho, retirando-lhe sua condição ministerial e fragmentando sua atribuição”.
Ao concluir seu pronunciamento, o representante do Sistema OAB-PA desejou sucesso e coragem para a nova diretoria do TRT8. “Sabemos que a nova gestão conduzirá com muita sabedoria este tribunal”, declarou. “A OAB-PA empreenderá todos os esforços para manter o diálogo de maneira colaborativa, combativa e vigilante”, completou. A desembargadora Pastora Leal, por sua vez, salientou que os principais pontos de sua gestão serão o diálogo, a transparência, o compartilhamento e o ambiente de gestão participativo e colaborativo. Na cerimônia, estiveram presentes representantes do Tribunal Superior do Trabalho, Procuradoria Geral do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tribunal Regional Eleitoral, Procuradoria Geral do Estado e Tribunal de Contas do Estado.
Histórico
Pastora Leal é paraense, nascida em Conceição do Araguaia, no sul do Pará. É diplomada em Direito pela Universidade Federal do Pará (1982/1985), especialista em Direito Civil pela Universidade da Amazônia (1997), Mestra em Direito Público pela Universidade Federal do Pará (1998), Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001), Pós-Doutora pela Universidade Carlos III, de Madrid, Espanha (2006). Ingressou na Magistratura Trabalhista em 10 de agosto de 1989, presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento - atuais Varas do Trabalho - de Tucuruí, Marabá, Capanema, Ananindeua e Décima Quarta, de Belém.
Em 24 de maio de 2002, é promovida a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e desembargadora do TRT8, tendo sido componente da 3ª Turma e presidente do Colegiado no biênio 2004/2006. É professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA), nos cursos de graduação e de pós-graduação em Direito, professora de Direito Civil da Escola Superior de Advocacia da OAB-PA, sócia da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Oitava Região, sócia do Instituto Paraense de Direito e Processo do Trabalho e sócia do Instituto Amazônico de Direito e Processo do Trabalho.