Home / Notícias
Depois de ouvirem as demandas dos profissionais de advocacia que militam na Justiça do Trabalho, o presidente Jarbas Vasconcelos, o vice, Alberto Campos, e demais integrantes do sistema OAB estiveram hoje (04), no auditório do prédio do Fórum Cível, em Belém, para consultar quais são as principais reivindicações dos advogados militantes na referida esfera e no Fórum Criminal.
Demandas
Do mesmo modo que na reunião realizada ontem (03), no auditório do TRT 8, o atendimento oferecido por servidores e juízes figurou como uma das maiores reclamações. “O espaço para atendimento nas secretarias é muito reduzido, Não há lugar para sentar e a climatização não é adequada. Com isso, nós ficamos aglomerados e com calor”, relatou a advogada Nonata Lavareda.
Para a profissional, é necessário ainda simplificar alguns procedimentos. “Os atos ordinatórios, que são as juntadas, não precisam de uma sala especial. O próprio secretário tem prerrogativa para fazê-los no ato. Ele não precisa, toda vez, recorrer ao juiz”, exemplificou Lavareda, que elogiou a iniciativa da OAB de promover a reunião. “A OAB mostrou sua cara e nós mostramos a nossa. A partir daí, podemos avançar”.
Por conta dos problemas vivenciados, a advogada Carmelita Faria acredita que o atendimento jurisdicional chegou ao colapso. “Os processos levam meses ou anos nos gabinetes. E há uma carência grande de juízes tanto nas varas cíveis quanto nos juizados especiais”, reclama. Para ela, a OAB deve adotar uma postura forte e cobrar soluções ao TJE. “A situação está insustentável para os advogados que militam nessa esfera”, concluiu.
Otimismo
Ao se pronunciar, o presidente Jarbas Vasconcelos reconheceu que há um déficit crônico de juízes em nosso estado, mas enfatizou que a excelente relação estabelecida entre a Ordem e o TJE alimenta a esperança de melhorias. “Hoje, nossa relação com o tribunal mudou, pois tem sido bastante propositiva. Prova disso é que nós iremos sistematizar todas as demandas colhidas aqui e repassaremos à presidência do TJE no próximo dia 12”, informou.