Home / Notícias
Iniciou ontem (21) a mostra de filmes com a temática sobre a diversidade sexual. O evento que acontece na Estação Gazômetro, de 21 a 25 deste mês, véspera da Parada GAY 2010, marcará a abertura para programação da semana da diversidade da 9ª edição do orgulho de ser LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Belém.
Promovida pelo Grupo Homossexual do Pará e apoiada pela Comissão de Diversidade Sexual e combate contra a Homofobia da OAB-PA, a mostra traz cinco filmes diferentes para todos os gostos. Segundo o presidente o membro da Comissão de Diversidade Sexual e combate contra a Homofobia da OAB-PA, Diogo Mon, um dos filmes mais esperado pela comunidade LGBT é “o longa de Aluizio Abranches Do Começo ao Fim”, que será exibida na amanhã (22) e conta a polêmica relação entre dois meio-irmãos. A trama de hoje As Damas de Ferro é baseada em história real e relata um time de vôlei onde a maioria dos jogadores são gays ou transsexuais e irão participar de campeonato nacional. Na quinta (23) o relato de Três Lados do Amor, um nada convencional triângulo amoroso. Já na sexta-feira (24), Tiresia conta a história de um transexual brasileiro que vive nos subúrbios de Paris se prostituindo. E pondo fim na mostra, Milk Drama biográfico sobre Harvey Milk, que contará a história do primeiro candidato gay oficialmente eleito no estado da Califórnia.
Para Beto Paes, organizador do evento, a mostra é focada na temática homo/transexual, mas é aberta a todos que queiram conhecer sobre essa temática. “Nosso objetivo é mostrar a cultura LGBT e como os filmes podem ajudar a diminuir o preconceito, por isso todos são bem vindos”, explica.
Para Samuel Souza, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia ressaltou, o papel da Ordem em apoiar as demandas sociais pela primeira vez esse movimento. “A Comissão tem o papel de sensibilizar a categoria em estarem mais próximas desses movimentos, nas conquistas dos direitos”, disse.
Durante a mostra, também ocorrerá a exposição da campanha DIGA NÃO A HOMOFOBIA, que faz parte do tema da Parada Gay 2010.
A expectativa da organização é que “cerca de cinco mil pessoas participem do evento, contanto com o público diverso de todos os anos”. O valor dos ingressos custa apenas R$3,00, com finalidade de contribuir com os custos da parada. Após os filmes, haverá também palestras, além da distribuição de preservativos, entre outras coisas.
PARADA
“Vote pela Cidadania, Vote Não a Homofobia” foi o tema escolhido para a 9ª edição do evento que terá como objetivo principal a luta pela cidadania e pela visibilidade da comunidade LGBT e maior visão política. Para os movimentos LGBTs, as paradas são um avanço das políticas públicas voltadas para a comunidade, somente no Pará existem atualmente cerca de 40 grupos que lutam contra a Homofobia e por ser comemorado Dia Mundial do Orgulho LGBT, os locais onde as paradas se destacam viram orgulho para a comunidade.
Nos últimos oito anos o evento ganhou proporções gigantescas, levando em 2009 mais de um milhão de pessoas às avenidas, tornando-se um dia aguardado não apenas pela comunidade LGBT, mas para toda a sociedade Belenense. A expectativa para este ano que no dia 26 de setembro cerca de um milhão de pessoas percorram a Avenida Doca de Souza Franco, passando pela Av. Marechal Hermes e finalizando na Av. Presidente Vargas. A comunidade paraense em geral, aliados ou não, serão o público alvo do evento.