Home / Notícias
Está confirmada para o dia 16 agosto, a vinda do Ministro da Defesa, Nelson Jobim a Belém. Cumprindo uma promessa feita ao Presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos e à bancada federal paraense, o Ministro da Defesa vem à capital paraense para falar sobre a instalação da 2ª Esquadra da Marinha e sobre a Estratégia Nacional de Defesa.
A notícia foi dada no final da tarde de hoje (23), pelo Senador Flexa Ribeiro ao presidente da ordem, que considera a vinda do ministro mais uma vitória da luta em defesa da instalação da base da marinha em nosso Estado. “Nós sabemos que o local para instalação da 2ª Esquadra da Marinha ainda não foi definida. É muito positivo saber que o Ministro virá a Belém para ouvir a opinião da sociedade sobre o assunto.”
Jarbas observou ainda que a confirmação dessa agenda só foi possível graças a união da sociedade paraense (deputados, senadores, empresários), que perceberam a necessidade e a importância de abraçar essa causa. “Há muito tempo não víamos um movimento de união como esse. A luta pela instalação da 2ª esquadra da Marinha em nosso estado é supra partidária e, isso deu mais força a nosso movimento”.
Desde que tomou conhecimento, através da imprensa, sobre a possibilidade de instalação da base naval em outro estado, a OAB-PA iniciou um grande movimento para apresentar argumentos concretos que apontam o Pará, como o local ideal para sediar a esquadra. Uniu à bancada federal, foi à Brasília, reuniu com o ministro da defesa e também formou um grupo de trabalho para acompanhar para acompanhar a instalação da 2ª Esquadra da Marinha.
O grupo formado por representantes da Federação de Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, do CAP – Conselho de Autoridade Portuária, da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará – UFPA, do Membro do Movimento Pró-Base, do município de Chaves, no arquipélago do Marajó, do CREA, e ainda pelo Senador Flexa Ribeiro, pelo Deputado Paulo Rocha e o presidente da Ordem, já realizou diversas reuniões.