Home / Notícias
O minicurso “Argumentacion Jurídica, Bioética y Medio Ambiente” (Argumentação Jurídica, Bioética e Meio Ambiente), que começou na tarde desta terça,13, foi um dos mais procuradas pelos participantes da V Conferência dos Advogados do Pará, que começou ontem, 12, no Hangar, em Belém.
No curso que foi discutido pela primeira vez em Belém, foram apresentados os temas: a argumentação jurídica, ferramenta imprescindível do advogado e do juiz; os casos jurídicos à luz da bioética e ativismo constitucional e, judicial na proteção da natureza e do ambiente.
Os ministrantes foram os advogado e professores Eduardo Tinant, da Universidade Nacional de La Plata - Argentina, e Eduardo Turiel. “Hoje tratamos de blocos de constitucionalidade e argumentação jurídica. Nós tentamos unir a questão da advocacia brasileira, especificamente a da OAB-PA, com a argentina”.
Para o argentino Tinant, “essa troca de experiências, esses debates, esse estreitamento de laços são fundamentais para o Brasil e a Argentina”. Os coordenadores foram os advogados Gustavo Koury e Lilian Haber. O minicurso vai até o dia 15, sempre as 15h.
Para o estudante de Direito Felix Seabra de Paula, “a questão da argumentação é interessante porque sempre gera debates, nunca é algo fechado. A importância de eventos como esse é a transmissão do conhecimento, que muitas vezes não é repassado em sala de aula”.
Sobre o palestrante:
O Professor Eduardo Tinant é advogado, doutor em Direito e Ciências Sociais, Professor Chair "Filosofia do Direito" regular, Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), diretor e professor de perícia Lei sobre Bioética e professor da "Procriação Assistida" e de pós-graduação "Genoma Humano" na Especialização em Direito da Família.
También es docente del posgrado sobre Actuación Judicial, Interpretación y Comunicación de la Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales de la Universidad Nacional de La Plata. É também professor da Interpretação Judicial de Desempenho de pós-graduação, e da Comunicação da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Nacional de La Plata.
Consultor del Comité de Etica del Hospital Zonal de Agudos “Doctor Ricardo Gutiérrez” de La Plata. Consultor da Comissão de Ética para Hospital Zonal aguda "Dr. Ricardo Gutiérrez" La Plata. Fue director de los institutos de: Filosofía y Sociología del Derecho de la Asociación de Magistrados y Funcionarios Judiciales de La Plata (1995-2002), y de Filosofía y Teoría General del Derecho del Colegio de Abogados de La Plata (2003-2004). Foi diretor dos Institutos de Filosofia e Sociologia do Direito da Associação dos Juízes e oficiais de justiça de La Plata (1995-2002), Professor de Filosofia e Teoria Geral do Direito do Colégio de Abogados de La Plata (2003-2004).
Cuenta en su haber con varios libros publicados y con un centenar de artículos, ensayos, notas a fallo y capítulos de libros sobre: Filosofía y Sociología del Derecho, Derecho Administrativo y Societario, y Bioética y Derechos Humanos. Tem a seu crédito vários livros e uma centena de artigos, ensaios, notas ao fracasso e capítulos de livros sobre: Filosofia e Sociologia do Direito, Direito Administrativo e Direito Societário, e Bioética e Direitos Humanos. Es colaborador habitual de las Revistas Jurídicas Jurisprudencia Argentina y La Ley. É um colaborador regular de revistas jurídicas Jurisprudência Argentina e da Lei
Fotos: Kelly Pozzebon