Home / Notícias
A iniciativa foi aprovada na sessão do Conselho Seccional da Ordem que ocorreu ontem (16) à tarde, no plenário Aldebaro Klautau, na sede da instituição. Para o deslocamento até o empreendimento, que fica na bacia hidrográfica do rio Xingu, será formada uma comitiva de advogados que integram a Comissão de Direitos Humanos da OAB.
Por conta disso, o presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, solicitou, por meio de ofício, uma audiência com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará, Luiz Fernandes Rocha, a fim de discutir a respeito das denúncias que recaem sob alguns policiais do Grupo de Elite da Polícia Militar do Pará e da Força Nacional de Segurança.
Pela denúncia de excessiva jornada de trabalho no canteiro de obras, incidência de dispensas em massa e ameaça de demissão caso não ocorra filiação ao SINTRAPAV, o presidente da OAB requereu - também por meio de ofício - uma audiência com a procuradora Rita Moita pinto da Costa, chefe da Procuradoria do Trabalho no Pará.
Ainda por meio de ofício, o presidente da Ordem recomendou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que determine a apuração das referidas denúncias, especialmente no se refere à conduta da qual a Força Nacional de Segurança e o Grupo de Elite da Polícia Militar do Pará são acusadas. Em ofício, a OAB solicita que, “se confirmados, sejam responsabilizados os agentes causadores.”