Home / Notícias
Ontem (15), o membro honorário vitalício da OAB-PA, Edilson Silva, agora também Conselheiro Federal Efetivo eleito, participou da reunião da equipe de coordenação da campanha do advogado Marcus Vinicius Coêlho à presidência do Conselho Federal da OAB, cuja chapa é “Advogado Independente, Advogado Valorizado”. Na ocasião, os advogados discutiram e aprovaram o ‘Programa de Trabalho’.
Segundo o representante paraense na reunião, promover uma gestão participativa, antenada à realidade da advocacia no Brasil e mais presente no cotidiano do advogado, que atua tanto nos grandes centros urbanos quanto no interior do país foi uma das diretrizes definidas durante o encontro. “Os advogados constataram a necessidade de realizar uma pesquisa para mapear as demandas da classe e da sociedade, a fim de planejar e executar ações consistentes”, disse Edilson.
Insere-se ainda a instauração de uma campanha permanente e prioritária na defesa das prerrogativas, envolvendo as 27 seccionais e as subseções distribuídas pelo Brasil. Os honorários de sucumbência é outra preocupação. Por isso, a chapa liderada por Marcus Vinicius vai atuar junto ao Poder Judiciário para combater decisões judiciais que fixem honorários de sucumbência em valores aviltantes para os advogados, além de a OAB atuar nos processos que envolvam cobrança de honorários.
Exame e Capacitação
Os advogados que compõem a chapa “Advogado Independente, Advogado Valorizado” concordaram que é necessário lutar ao lado da Frente Parlamentar da Advocacia para impedir que o Exame de Ordem não seja mais exigido. Estruturar a Escola Nacional de Advocacia para desenvolver ações educativas e ampliar a oferta de cursos de aperfeiçoamento através das Escolas Superiores de Advocacia (ESAs) foi outra ação elencada como imprescindível.
Certificação Digital
A inserção de um contingente ainda maior de advogados brasileiros na “Era Digital” será um das metas principais do grupo formado por Marcus Vinicius. Por conta disso, aumentar o acesso e melhorar as condições de peticionamento de forma on-line, bem como operar tranquilamente o Processo Judicial Eletrônico (PJE) é um dos desafios que constam no ‘Programa de Trabalho’ elaborado pela equipe.
Coordenação
A reunião ocorreu na residência do Presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha> Coordenada por Marcus Vinicius, candidato à Presidente Nacional da OAB, contou com a presença dos Presidentes das Secionais da OAB de Minas Gerais e Bahia, Luiz Claudio Chaves e Luiz Viana Queiroz, respectivamente, e dos Conselheiros Federais eleitos, Aldemário Castro, e José Rossini Correa, (Distrito Federal), Claudio Pereira de Souza Neto, (Rio de Janeiro) candidato a Secretário Geral pela chapa “Advogado Independente, Advogado Valorizado”, André Godinho (Bahia), Gizela Ramos, Luiz Claudio Alleman (Espirito Santo), e ainda de Antonio Fabricio, da OAB/MG, e do presidente da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves.
A eleição para o Conselho Federal ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro.