Home / Notícias

Meio Ambiente: Seminário debateu sustentabilidade na Amazônia

DSC 2585---Idealizado pela Comissão de Meio Ambiente da OAB/PA, com apoio da ESA, SEMAS, Unama e Comissão de Meio Ambiente do CREA/PA, o evento foi realizado hoje, no auditório David Mufarrej (Campus Alcindo Cacela), comemorou o "Dia da Amazônia" (05 de setembro) e ouviu a voz oficial da Igreja local acerca das recomendações de Sua Santidade, o Papa Francisco, que publicou uma Carta Encíclica denominada “Laudato Si - Cuidando da Casa Comum”, na qual expressou preocupação com os graves efeitos das mudanças climáticas.

O Padre Idamor da Mota Júnior, reitor do Centro Cultural de Formação Cristã, ficou encarregado de ministrar a palestra. A mesa de debatedores foi composta por especialistas em meio ambiente, como José Waterloo Lopes Leal, da Comissão de Meio Ambiente do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Luiz Fernandes Rocha, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maria Cláudia, integrante da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PA, e Filipe Silveira, da Escola Superior de Advocacia.

Autoridades

DSC 2530---O vice-presidente da OAB/PA, Alberto Campos, prestigiou a abertura do seminário e manifestou preocupação com o uso desenfreado da água, por exemplo. “Esse problema pode se transformar, brevemente, em um trauma muito grande para a humanidade. Nós precisamos cada vez mais discutir essa temática”, comentou. Campos observou que é preciso levar para fora da academia o debate dessa temática para a médio prazo “melhorar a conscientização da nossa sociedade”.

José Carlos Lima, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PA, preferiu fazer um apelo aos futuros integrantes da referida comissão que deverá ser formada na próxima gestão da seccional. Continuem se aproximando da academia. No momento de operacionalizar ações, sentimos muita dificuldade de conversar sobre conceitos ambientais com profissionais que saíram da academia e vão atuar no mercado, seja no campo do direito ou engenharia.

O advogado lembrou que o próximo evento importante de nível mundial nessa temática, que será realizado no final de novembro deste ano, em Paris (COP 21), autoridades e especialistas buscarão renovar o protocolo de Kioto. José Carlos ainda destacou que a NASA informou que o mar chegou a 80 cm de elevação e que a FAO, da ONU, está com um navio percorrendo os oceanos, que há duas semanas emitiu boletim que identificou 5 trilhões de toneladas de plásticos flutuando no planeta.

DSC 2550---Na avaliação do presidente da comissão, a emissão da Carta Encíclica representa que o papa Francisco entrou nesse debate. “Na carta, ele diz que o conflito não é só ecológico, mas um conflito humano. O homem não se conforma em ser criatura e quer ser criador. E o que ele cria geral emissão de gases e resíduos tóxicos em um período de tempo que a natureza não se recompõe”, explicou. “E nada melhor do que a igreja da Amazônia fazer uma exposição oficial do que o Papa pretende com essa carta para nós possamos refletir sobre o bioma da nossa região”.

Diretor do Instituto de Ciências Jurídicas da Unama e diretor geral da ESA, o professor Jeferson Bacelar parabenizou a atuação da comissão de trabalho da OAB pelo interesse na capacitação dos advogados, assim como dos demais operadores do Direito nessa temática, “de maneira que o Direito Ambiental possa ser analisado não mais com uma visão patrimonialista, individualista, mas no sentido de envolver toda a sociedade”. Para Bacelar, o meio ambiente precisa ser encarado como um direito, “um bem que não pertence a ninguém, mas ao mesmo tempo pertence a todos”.

Igreja

DSC 2521---Há quatros anos à frente do Centro Cultural de Formação Cristã, o padre Idamor da Mota Júnior esclareceu que o centro é uma das iniciativas da igreja que visam estabelecer um diálogo com a sociedade em busca de soluções para problemas, dentre eles, os relacionados ao meio ambiente, além de promover uma formação bem sólida para o povo católico.

Com dois anos e meio de experiência de estudos no Instituto Pontifício João Paulo II, em Washington, capital dos Estados Unidos da América, o padre afirmou que o conteúdo da Carta Encíclica é fascinante. “Ele convida a todos nós a refletirmos mais sobre nosso próprio estilo de vida, nosso comportamento e como nós estamos, de fato, nos responsabilizando pelo mundo que vivemos”. Após a palestra, os participantes puderam manifestar seus respectivos posicionamentos e interagir com os debatedores.

Fotos: Yan Fernandes

DSC 2603---

Anexos