Home / Notícias
As sedes das subseções da Ordem no interior do estado amanheceram “sob protesto” por mais uma implantação irresponsável do sistema, que aconteceu em Altamira. Todas estão com a faixa "PJe - Pesadelo Judicial Eletrônico. Acorde! Lute!"
Aliás, a exemplo do que ocorreu em Marabá, o PJe chega em Altamira, sob forte escolta armada feitas por policiais da tropa de choque, ruas bloqueadas pelo Demutran e, o mais importante, sem audiências agendadas.
“A instalação do PJE, diante de todo contexto que conhecemos (internet instável), é um ato de desserviço à advocacia e, por conseguinte, à cidadania. Tenho certeza que a maioria dos colegas não tem noção dos transtornos que serão gerados por conta dessa instalação irresponsável e criminosa.”, comentou o presidente da subseção de Altamira, Joaquim Freitas.
Ainda hoje, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, estará em Altamira para se pronunciar sobre essa instalação. “A implantação do PJE no interior do Estado - afetando cada palmo desta terra - é o maior desrespeito, discriminação e humilhação ao homem do interior, depois da cabanagem. Como exigir a quem não tem água, luz, telefone, internet, que acesse a justiça por meio de um sistema chamado PJE, que requer dois Mega de internet estável, segundo o CNJ?”
Subeções
Cícero Sales, presidente da subseção de Xinguara, ao sul do estado, pediu união aos presidentes. “Precisamos mostrar a nossa união contra este sistema que não democratiza a Justiça do Trabalho. Não somos contra o PJE e sim contra a forma como o TRT8 quer implantar no interior. Precisamos garantir que o acesso à justiça não seja prejudicado por conta do PJE. Estamos em uma região sem internet de qualidade, devemos combater toda e qualquer ofensa ao direito dos advogados e principalmente dos cidadãos.”
Em Óbidos, no oeste do estado, “a internet, ao invés de melhorar, só piora.”, afirmou o presidente da subseção daquele município, Sales Cardoso. “Exatamente pelo acesso a cada dia de um número cada vez maior de usuários, a internet não está dando conta da demanda. Daí porque, não consigo conceber essa loucura levada a efeito pela direção do TRT8. Portanto, estamos solidários com os nobres Presidentes que já estão em suas Subseções sofrendo na pele esse problema.”, concluiu.
Capacitação
Desde ontem, a equipe da OAB, por meio da Caixa de Assitência dos Advogados e da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação, está ministrando cursos de capacitação aos advogados em Alatamira. No próximo dia 21 estará em Uruará.
Confira a programação: