Home / Notícias

Mais um advogado é assassinado no interior do estado

Esse é o 12º caso de violência contra advogados no exercício profissional, registrado pela seccional da Ordem, desde 2011, no estado do Pará.

Dácio Antônio Gonçalves Cunha, 42, foi assassinado na frente da casa dele. O crime aconteceu por volta das 19h30 de hoje (5). O advogado estava na porta da sua casa, aguardando a entrega de uma pizza que havia encomendado, quando dois homens sem capacete chegaram em uma motocicleta, dispararam alguns tiros contra ele e fugiram. Ainda não se sabe quantos o advogado tiros levou (pode ter sido dois ou três, o que só será determinado pela necropsia). Haveria, também, uma testemunha do homicídio, mas que a polícia ainda não conseguiu identificar.

Dácio, que atuava nas áreas cível e criminal, foi vice-presidente da OAB em Parauapebas. Ele era casado, não tinha filhos e a família mora no estado de Mato Grosso.

Por telefone, o vice-presidente da OAB-PA, Alberto Campos conversou com o Secretário Geral de Segurança Pública, Luiz Fernandes, que está acompanhando o caso pessoalmente e já designou uma equipe da Polícia Civil, coordenada pelo Delegado Geral, Rilmar Firmino, para se deslocar para o local.

O corpo do advogado foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Marabá, onde passará, ainda essa noite, por necropsia.

O vice-presidente da Ordem viaja amanhã (6) para o município para acompanhar o caso de perto. O presidente da subseção da OAB em Parauabepas, Jackson Souza e Silva está em Marabá e já encaminhou ofício à diretora do Fórum Trabalhista daquele município, magistrada Suzana Maria Lima dos Santos, “solicitando que as audiências constantes das pautas de todas as varas trabalhistas, dos dias 6, 7 e 8 de novembro sejam suspensas e redesignadas conforme disponibilidade para data próxima”, em sinal de luto.

Até o momento, não existe informação exata de onde acontecerá o velório e o sepultamento do corpo, se em Parauapebas ou em Mato Grosso, onde estão seus familiares.

Devido ao assassinato do advogado Dácio Antonio Gonçalves naquela cidade, advogados farão ato público em Parauapebas nesta quarta-feira, 6.

Anexos