Home / Notícias

MAIO AMARELO: OAB-PA promove palestras de conscientização

logo-maio-amareloCriado em 2013 pelo Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), o “Maio Amarelo” é uma ação mundial que tem o intuito de chamar atenção da sociedade em busca de reduzir o número de mortes e acidentes nas vias e rodovias. Outro principal objetivo é realizar campanhas com o tema envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para discutir o tema de forma distinta.

Em 2009, cerca de 1,3 milhões de morte por acidentes, outros 50 milhões ficaram com sequelas ocorreram em 178 países, acidentes que poderiam ser evitados por um simples ato, prudência. Por isso, de 2011 a 2020, foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Década das Ações da Segurança no Trânsito.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os 5 fatores principais de riscos para acidentes de trânsitos são: dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade, não usar cinto de segurança, não usar capacete e não usar dispositivo de segurança para crianças (assento de elevação, cadeirinha e bebê conforto).

Com as mesmas propostas do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, de estimular pessoas e entidades a promoverem amplos debates e atividades de conscientização sobre a avaliação de riscos no trânsito, a mobilização para reduzir o número de acidentes “Maio Amarelo” traz a campanha ‘#soumais1’, como um forte apelo: “Somos 43 mil mortos no Trânsito”, cuja proposta é evidenciar que as mortes causadas no trânsito precisam ser freadas e que cada cidadão é responsável por mudar esse cenário.

Neste sentido, a OAB-PA apoia o movimento para alertar, debater sobre violência no trânsito e, por meio da Comissão de Trânsito em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), irá promover duas palestras em busca de conscientizar órgão de trânsito e transportes, sociedade civil organizada, grupos de corridas, bicicletas, skates, patins, usuários de transportes alternativos / escolares e sindicatos.

"A importância de colocar em pauta o tema segurança viária é mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, afirma Ana Cristina Louchard, presidente da Comissão de Trânsito da OAB-PA.

Por que Maio Amarelo?

A cor amarela foi escolhida para simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. 

 

Programação

Local: Sede da OAB/PA

Dia: 24 de Maio

Tema: As Alterações do Código de Trânsito

Palestrante: Valter Rodrigues de Aragão - Diretor Técnico Operacional-DETRAN/PA;

Tema: As Boas práticas para Redução da Acidentalidade

Palestrante: Mário Diego Valente - Coordenador de Educação do DETRAN/PA.

Anexos