Home / Notícias
A nova Lei de Alienação Parental será tema de discussão em dois importantes eventos realizados pela Faculdade de Psicologia da UFPA com o apoio da OAB/PA.
Dia 17 de setembro, às 10h, no auditório José Accúrcio do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, acontece a palestra "Depoimento Sem Dano: Desafios e Perspectivas". A palestra será ministrada por Arlene Dias- advogada e psicóloga, especialista em Direito Processual Civil, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB/PA, membro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica, da Associação Brasileira de Advogados de Família e representante da ONG APASE no Pará - Associação de Pais e Mães Separados - autora do anteprojeto da Lei da Alienação Parental, assim como da Lei da Guarda Compartilhada.
O evento tem como público-alvo juízes, promotores, defensores, advogados, psicólogos, assistentes sociais, estudantes e todos os profissionais atuantes na problemática, visando o debate sobre a escuta de criança e adolescentes vítimas de abuso sexual e/ou transpor as polêmicas que o tema vem provocando.
A outra palestra acontece 29 de setembro, às 16 h, no auditório Octávio Mendonça, da OAB. A palestra "Contextualizando a Lei da Alienação Parental" também será ministrada pela advogada Arlene Dias, pretende abordar os principais aspectos da nova Lei da Alienação Parental.
Sancionada em 26 de agosto, com publicação e vigência a partir do dia 27 de agosto, a Lei da Alienação Parental é o maior marco na história da luta pela Igualdade Parental no Brasil. Para Arlene, a Lei 12.318, de 26 de agosto de 2010, trouxe importantes mudanças em nosso ordenamento jurídico. “É uma tentativa de evitar a manipulação do alienante sobre a criança ou adolescente, visando afastá-lo do alienado com rompimento dos vínculos existentes”, afirmou.
Para participar do evento é muito fácil, basta fazer a inscrição gratuitamente através do email ciclopalestrapsi@gmail.com e informar o nome completo e profissão ou curso/universidade