Home / Notícias
Com o auditório Octávio Mendonça, na sede da OAB, lotado por advogados, conselheiros seccionais, presidentes de subseções, e diversas autoridades do Poder Judiciário, o lançamento ocorreu hoje (03). Na oportunidade, o advogado Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ, apresentou a Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada entre 20 e 23 de outubro.
Após o diretor geral da ESA (Escola Superior de Advocacia), Jeferson Bacelar, apresentar o projeto da VI Conferência dos Advogados do Estado do Pará, o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, ressaltou que o lançamento “marca o início de uma conferência que será de integração e que simboliza o momento positivo de integração da OAB com todos os ramos do Poder Judiciário no Pará, uma vez que temos resolvidos nossos impasses sempre com diálogo”.
Temáticas
Quanto aos temas, o presidente da OAB/PA enfatizou que todos estão centrados na ideia de efetivação dos direitos constitucionais. “Temos uma Constituição que completou 25 anos ano passado. No Brasil, a constituição passou a ser internalizada por nós advogados, juristas e pelos cidadãos como uma carta que foi se afirmando ao longo dos anos e décadas, assegurando direitos humanos, sociais”, ponderou
Ainda segundo Vasconcelos, a cidadania tem na Constituição o grande livro, a partir do qual extrai as suas bandeiras e cobra providências para o Estado, de modo que sejam transformadas em políticas públicas em benefício da sociedade. “A partir daí, nós discutiremos violência, segurança, os direitos da cidadania que já foram efetivados e que estão para ser efetivados”.
Por fim, Jarbas diz acreditar todos esses fatores ajudarão a firmar a conferência como o maior evento jurídico do Pará. “Seja pela profundidade e abrangência de cada um dos temas, nossa conferência é formada de painéis, minicursos, oficinas de trabalho, de modo a atender uma pluralidade de temáticas que interessam a todos os setores que fazem o Direito no estado do Pará”.
Nacional
Depois da apresentação da Conferência Nacional dos Advogados por meio de vídeo, Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ, afirmou que o evento será o maior do Direito da história do país, mas fez uma observação. “Não é só uma questão de números. Nós sabemos que teremos uma grande presença de colegas. Mas queremos qualidade também. Não pode ser evento marcado pelo falso simbolismo. Tem que ser um evento marcado pela identidade do advogado em cada m² do Rio-centro”.
Ao reforçar que será um momento de efervescência, para que se possa reafirmar o papel da advocacia no processo de democratização do país, Felipe Santa Cruz anunciou que serão disponibilizadas 220 inscrições para seccional paraense, de maneira que sejam distribuídas entre todas as subseções e o Conselho Seccional. Tudo isso para levarmos uma delegação à altura da força que tem hoje a advocacia paraense.
Apoio
Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e a OAB, a desembargadora Odete de Almeida Alves, o apoio do tribunal ao evento é fruto das parcerias exitosas e a boa relação estabelecida entre as duas instituições. “O advogado é essencial à Justiça. E prestigiar a OAB é algo que me agrada fazer”.
Advogado por mais de 15 anos, o desembargador Ronaldo Vale, corregedor da Região Metropolitana do Tribunal de Justiça do Estado, destacou que o apoio do tribunal ao evento é um bom exemplo da aproximação entre a gestão da presidente e desembargadora Luzia Nadja Nascimento e a OAB. “Sem dúvida, hoje, nós podemos dizer que há um relacionamento mútuo de extrema confiança entre OAB e tribunal”.
Atrações
Para a abertura da VI Conferência dos Advogados do Estado Pará, está confirmada a presença ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, juntamente com um dos maiores juristas do mundo, o professor Jorge Miranda, da Universidade de Coimbra.
Para o encerramento, está confirmada a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, e, possivelmente, do presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.