Home / Notícias
Cerimônia de lançamento do maior evento da advocacia paraense neste ano foi realizada na noite desta quinta-feira, no auditório Jerônimo Rodrigues, escritório central do Grupo Líder. Diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Cristina Lourenço abriu oficialmente a programação ao comunicar que serão promovidas quatro conferências regionais, que precederão a VII Conferência da Advocacia do Estado do Pará, agendada para setembro.
De acordo com a diretora-geral da ESA, o planejamento da VII Conferência é agregar a advocacia paraense e atender a política de interiorização que é desenvolvida na gestão do presidente Alberto Campos, que prioriza o conhecimento e a capacitação. “Neste ano, decidimos interiorizar as conferências e realizar nos municípios de Redenção, Paragominas, Marabá e Santarém. Partimos da ideia do juramento dos novos advogados para trabalhar os temas em todos os eventos do interior e da capital", explicou.
Em seguida, o advogado e Doutor Spence Toth Sydow (USP-SP) proferiu a palestra “Cibercrimes e a realidade penal brasileira”. "Quando falo sobre os cibercrimes e a realidade penal brasileira, uma dos aspectos que ressalto é que a academia está completamente despreparada para estudar os crimes informáticos, pois não há especialistas sobre o tema. Além disso, o legislador não estuda sobre o assunto e dispensa a consulta aos especialistas da área de Direito. Com isso, os projetos de lei são inaplicáveis. Em decorrência disso, os delegados, juízes e ministros também não têm interesse em aprender sobre os crimes da era digital", observou palestrante.
Em seu pronunciamento, o presidente da OAB-PA enfatizou que o formato da conferência é baseado na crise moral e ética que o país enfrenta e visa ressaltar a importância do papel dos advogados. “É significativo perceber o que o juramento representa para a classe, pois é a essência da Ordem. Atualmente, a OAB é considerada a mais importante instituição da sociedade civil ainda pé diante do mar de lama que está o nosso país".
Homenagem
Na sequência do lançamento da VII Conferência da Advocacia do Estado do Pará, o presidente da OAB-ES e coordenador do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, Homero Mafra, recebeu do presidente da OAB-PA, Alberto Campos, a Comenda da Ordem do Mérito Advocatício, maior honraria concedida pela seccional paraense. Após ser condecorado, Homero destacou que sua presença no lançamento da conferência “representa o reconhecimento do prestígio do presidente Alberto Campos, dentro do nosso cenário, e também a importância do tema, que é muito relevante. Realizar o reencontro da advocacia com a sociedade civil e a defesa dos direitos humanos resume bem o momento que vivemos. Tenho a convicção de que a Ordem dos Advogados só será forte enquanto estiver ligada à sociedade", projetou.
Credenciais
O presidente Alberto Campos ainda conduziu sessão solene de entrega de carteiras a sessenta e quatro novos advogados, com a presença de diretores e conselheiros secionais, além de presidentes de subseções e comissões temáticas. Edson Nestor Ferreira da Silva leu o juramento e Juliene Nobre Soares discursou em nome da turma. Presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira, Afonso Furtado saudou os novos colegas de profissão. Presidente da OAB-ES e coordenador do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, Homero Mafra fez a saudação em nome da instituição.
Fotos: Yan Fernandes