Home / Notícias

Justiça: envolvidos no assassinato de Fábio Teles são condenados por júri popular

_MG_3300A sentença foi proferida, agora há pouco, pelo juiz Matias Santana Dias, no tribunal do júri do Fórum da Comarca de Cametá. Todos os quatro acusados de participação na morte do advogado Fábio Teles - ocorrida no dia 21 de julho de 2011, foram condenados por homicídio duplamente qualificado.

Rosivelson de Souza Almeida, o “Passat”, foi condenado a 17 anos de reclusão. Gleisson Araújo, o “Cawboy”, terá que cumprir 16 anos de reclusão. A condenação de Vitor Eduardo Oliveira Moreira, o “Vitinho”, foi de 14 anos de reclusão, e José Orlando Trindade de Oliveira terá que cumprir 12 anos de reclusão, por menor participação no crime.

Vitória

Durante os três dias de julgamento, o presidente em exercício da OAB, Alberto Campos, manteve-se constantemente informado por integrantes da comitiva da instituição acerca do que ocorria dentro do plenário da Comarca de Cametá. Ele recebeu informações do transcorrer dos depoimentos das testemunhas de acusação e defesa, bem como dos debates realizados hoje (22).

Para o presidente, essa vitória é muito importante para a advocacia paraense. “Esse resultado pode ser um ‘divisor de águas’ no que se refere à violência praticada contra os advogados no Pará. Os advogados que estão em Cametá devem se sentir honrados com a missão que cumpriram, pois a vitória foi histórica para a nossa instituição”, comentou Alberto Campos, logo após a divulgação do resultado.

Ainda segundo o presidente em exercício, a OAB do Pará fez história. “Advogados foram até Cametá defender o que de mais temos de sagrado, que é o livre exercício da profissão. Ao fazermos isso, defendemos nossa própria existência como cidadãos em um Estado Democrático de Direito”, enfatizou Campos.

Ao finalizar, Alberto considerou o resultado emblemático. “Espero que seja uma resposta àqueles que pensavam que a OAB era aquela de antigamente, silenciosa, passiva. Estou muito orgulhoso e emocionado de participar disso”, declarou o presidente em exercício, que lidera a atual gestão da OAB ao lado do advogado Jarbas Vasconcelos.

Ouvidora

Ivanilda Pontes, ouvidora geral da OAB e vice-presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, comemorou efusivamente a condenação dos quatro acusados. "É uma grande vitória da Comissão de Prerrogativas da OAB, da família do advogado Fábio Teles. O resultado serve para que os meliantes aprendam a respeitar os advogados. A OAB estará sempre atenta a qualquer desrespeito à vida de um advogado"._MG_3155
Fotos: Paula Lourinho

Anexos