Home / Notícias

Judiciário no interior: OAB-PA solicitará ao TCM que module resolução que estabelece critérios de cessão de servidores de prefeituras

IMG 0574

Em reunião realizada no último dia 18, na sede do Tribunal de Justiça do Estado, o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Daniel Lavareda, o presidente do TJE-PA, desembargador Ricardo Nunes, e o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, concluíram que é necessária a modulação da resolução expedida pelo TCM que define os critérios a serem observados no que diz respeito à cessão de servidores municipais para atuar regularmente nos Fóruns das Comarcas.  

A resolução acabou sendo expedida após consulta feita por prefeito do interior junto ao TCM. “Da forma como a resolução está posta, cria-se sério problema para o bom funcionamento do judiciário no interior, pois há Comarcas que, por exemplo, possuem 80% dos seus servidores cedidos pela prefeitura local”, comentou o presidente Alberto Campos. “É óbvio que nós somos e seremos sempre a favor de que os cargos sejam providos através de concurso público”, sustentou.

IMG 0562

Por outro lado, o presidente Alberto Campos observou que o Tribunal de Justiça do Estado evoluiu nesse sentido e promove as substituições paulatinamente à medida que o orçamento permite. Enquanto isso não acontece na sua totalidade, nós precisávamos criar alternativas para que o TJE-PA e as Comarcas do interior não fiquem acéfalas e não parem de funcionar. “No caso de Xinguara, se você tira 80% dos servidores, para de funcionar a justiça”, exemplificou.

O presidente explicou que a modulação na resolução será providenciada mediante provocação da OAB-PA como terceira interessada na solução do problema. “A Ordem também está trabalhando e desempenhando funções em algumas salas de apoio no interior do Pará com funcionários cedidos por prefeituras. Então, é necessário regulamentar de forma que todas as partes interessadas sejam atendidas, e não tenha como resultado inviabilizar o desempenho da atividade pública”, defendeu Alberto Campos.

IMG 0587

O presidente da subseção da OAB em Santarém, Ubirajara Bentes Filho, e o presidente da subseção de Redenção, Carlos Edurado Teixeira, acompanharam a reunião, assim como o procurador do município de Xinguara, Cristiano Procópio.

Anexos