A EXPOSIBRAM Amazônia 2012 iniciou ontem (5) no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. O encontro contempla a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o 3º Congresso de Mineração da Amazônia. Os dois eventos – considerados os maiores da Região Norte no setor mineral - são promovidos pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A OAB/PA, representada pelo presidente da seccional Jarbas Vasconcelos, foi convidada pela organização do evento para participar da cerimônia de abertura, que também reuniu autoridades locais, nacionais e internacionais no auditório.
A Exposição Internacional de Mineração da Amazônia foi criada com o objetivo de conhecer mais sobre as empresas, as políticas de desenvolvimento sustentável e as oportunidades de carreira do setor. De acordo com informações da assessoria do IMBRAM, a expectativa é que a sociedade passe a compreender melhor uma das principais atividades econômicas da região. A atividade mineraria já é responsável por manter o Pará no topo do ranking regional da geração de empregos nos últimos sete meses (de acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese).
A OAB/PA é uma das grandes apoiadoras da mineração no Estado. No mês de agosto deste ano, durante a inauguração da Casa da Mineração, foi entregue um documento que confirmou a adesão da seccional da OAB no Pará à Frente Parlamentar pela Mineração Sustentável. Para José Fernando Gomes Júnior, presidente Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (SIMINERAL), as parcerias feiras com a OAB validam cada vez mais as ações de capacitação, formação, emprego e renda que vem sendo feitas pelo setor minerário no estado do Pará.
“A adesão da OAB a frente parlamentar da mineração foi um grande ganho pra todos nós e pra sociedade, porque podemos contar com um órgão que vai estar lá para orientar, olhar, fiscalizar e apurar todos os tipos de informações. Isso beneficia o setor e contribuí para a construção de um estado mineral cada vez maior e melhor”, declarou o presidente da SIMINERAL.
A Frente Parlamentar pela Mineração Sustentável tem como presidente o deputado Raimundo Santos e objetiva abrir um fórum de debates para discutir diretrizes que contribuam para promover uma mineração mais sustentável na região, criar redes de fornecedores nos empreendimentos locais, sugerir alternativas econômicas após o encerramento das atividades minerais e, acima de tudo, incentivar a verticalização da produção mineral, já que o Pará é um dos principais produtores de minério do Brasil.
Para o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, a Ordem não poderia deixar de estar comprometida com o debate dessa temática que é decisiva para a vida dos paraenses e para o desenvolvimento do estado. “Pretendemos criar uma Comissão de Direito Minerário que debata esse tema com a sociedade civil, com os empresários e com o governo, fazendo com que nós possamos construir uma política efetiva de compensação da exploração mineral em favor do desenvolvimento do estado do Pará”, declarou Jarbas.
SOBRE O EVENTO
Durante os quatro dias de exposição (5 a 8/11), a EXPOSIBRAM AMAZÔNIA 2012 vai reunir mais 80 empresas de mineração e seus fornecedores que têm o desafio de apresentar ao público o compromisso concreto da indústria mineral com a sustentabilidade.
O público estimado é de 15 mil visitantes, que poderão conferir os projetos que são desenvolvidos nas áreas de meio ambiente, tecnologia e aqueles voltados para a melhoria das condições de vida das comunidades. O local contará com a presença das principais empresas do setor mineral com atuação global e presença no Brasil e os fornecedores de produtos e serviços.
Fotos: Paula Lourinho