Home / Notícias
A maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) foi outorgada ao presidente da OAB/PA durante a sessão que encerrou o período legislativo deste ano. A concessão ao líder da advocacia paraense ocorreu por indicação do deputado estadual Carlos Bordalo.
A condecoração foi criada em 1984 e homenageia personalidades civis, militares e representantes de instituições que tenham destacada atuação no Pará. Na ocasião, o presidente da subseção da OAB em Marabá, Haroldo Gaia, também foi homenageado. O advogado marabaense recebeu o título honorífico de "Honra ao Mérito" pelos relevantes serviços prestados ao estado.
Ao discursar em nome dos agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Cabanagem, o presidente Jarbas Vasconcelos expressou toda sua felicidade de receber a maior honraria do Poder Legislativo do Estado. “Essa condecoração era muito sonhada por mim”. Tomado pela emoção, leu trecho do discurso proferido pelo líder revolucionário cabano Eduardo Angelim, o mais jovem governante da história do Pará.
Diante dos parlamentares e homenageados, Jarbas Vasconcelos agradeceu ao presidente da casa, o deputado Márcio Miranda, pelo acolhimento das propostas levadas pela OAB à Assembleia, especialmente a devolução do mandato do governador Aurélio do Carmo e de deputados paraenses cassados na época da ditadura militar. “Todas as vezes que trouxemos temas à presidência desta casa, eles foram debatidos”.
O líder da advocacia paraense ainda defendeu que a Ordem e a Alepa devem se unir em torno de uma “pauta estratégica que possa redefinir o pacto federativo” e que contemple os interesses do Pará e da Amazônia. “Nós precisamos fazer essa política. Temos tantos temas para nos manter unidos e tão poucos para nos manter distantes”, concluindo que a gestão de Miranda “é um exemplo que deve ser palmilhado e seguido”.
Para Haroldo Gaia, presidente da maior subseccional da Ordem na região sul do Pará, receber essa honraria da Assembleia Legislativa do Estado representa um grande incentivo ao trabalho desenvolvido à frente da OAB, uma instituição que “luta pelo respeito à advocacia e ao advogado, assim como, pela acessibilidade da sociedade à justiça”.
Fotos: Yan Fernandes