Home / Notícias
Ao lado de Oswaldo Coelho - presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, o presidente da seccional paraense recepcionou os demais colegas da região, hoje (14) pela manhã, no plenário Aldebaro Klautau. Ao se pronunciar, Jarbas destacou que o encontro é muito importante para a advocacia do norte e do Brasil, principalmente “para que possamos congregar mais as seccionais da nossa região”.
De acordo com o presidente, é possível ampliar o fórum de discussão entre as seccionais. ”Esse debate deve ser estendido à ESA e Caixa de cada seccional. Enfim, deve existir um fórum do sistema OAB em nossa região”, ressaltando que as seccionais da região não possuem a mesma estrutura das localizadas no sul e sudeste o país. “Portanto, precisamos unir nossas forças entorno de nossas caixas de assistência, para que possamos ter planos de saúde melhores e amparar os nossos colegas”.
Jarbas ainda frisou que a OAB está fundamentada na forma federativa e necessita dar exemplo do que é ser uma federação, a partir da mobilização das seccionais da região. “Nós, do norte, precisamos nos reunir sob uma bandeira única de interesses, plataformas e amplo consenso da sociedade deste pedaço do Brasil. Precisamos do sentimento de pertencer de uma forma profunda a este pedaço do país, que é muito diferente do restante, que é o mais importante, sem o qual o país não tem história para o futuro, não tem desenvolvimento e grandeza”.
Para Vasconcelos, o encontro representa uma oportunidade de avançar no sentido de constatar a necessidade de conceber uma cooperativa das seccionais da região norte. “Será significante se dermos um passo para construirmos um plano de saúde dos advogados da Amazônia, uma rede de assistência forte, integrada, que respeite a autonomia de cada seccional, mas que seja um sistema que possa ser competitivo, catalisador, que empolgue os nossos colegas”.
Por último, Jarbas reconheceu que o desafio dos presidentes de Caixa de Assistência é enorme e desejou êxito na missão. “Por menor que seja o passo dado hoje, ele será gigantesco e fará história dentro do sistema OAB. Se nós nos unirmos, certamente nós faremos um trabalho melhor, mais barato e mais eficiente em prol dos nossos colegas. E isso significa também uma maior participação nossa dentro do sistema OAB, dentro da federação”, finalizou o presidente.