Home / Notícias
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, Jarbas Vasconcelos, recebeu nesta tarde (11) na sede da instituição, alguns delegados aposentados que apresentaram algumas demandas e propostas a fim de estabelecer laços de parceria entre a Ordem e à categoria dos delegados aposentados.
Uma das principais solicitações feitas pelos ex-delegados ao presidente foi em relação à agilidade no processo de reinscrição na entidade. Aqueles advogados que anos atrás concluíram o curso de Direito, mas que não puderam advogar, pois exerciam cargo incompatível com a advocacia, como delegado, por exemplo, e que agora aposentados desse cargo, desejam retornar a casa, OAB. Em relação a isto, Jarbas informou que “o correto é retornar à Ordem”, porém cabe à Câmara Especial da OAB investigar a idoneidade do aposentado junto ao órgão representante e em 15 dias, será reinscrito na OAB, com sua carteira e apto a exercer a advocacia.
Para estreitar laços de parceria entre às instituições, a categoria de polícia deseja ter alguns espaços na OAB, como a possibilidade se reunir com Comissões objetivando trabalhar em conjunto em prol dos interesses das entidades e, sobretudo, da coletividade. Assim como, um espaço na Escola Superior de Advocacia (ESA) para a participação de cursos que são oferecidos. “Nessa gestão, temos procurado ponderar em todas as situações principalmente em assuntos de segurança pública e acredito que as reuniões serão muito proveitosas”, disse Vasconcelos se comprometendo em chamar as Comissões de Atividades Policiais, Sistema Penal, Direitos Humanos, Criança e Adolescentes e outros advogados que atuam na área criminal para organizar as reuniões e, ainda reunirá com o Diretor da ESA para viabilizar a proposta da categoria ser inserida nos curso.
O presidente citou os resultados positivos obtidos em 2010, através da união da Ordem com o Governador do Estado. Ele acredita que muita coisa deve ser enfrentada e resolvida por meio de diálogos.
Os ex-delegados solicitaram ainda o apoio da OAB frente algumas lutas da categoria, uma delas é a retomada salarial das carreiras jurídicas, pois segundo eles, “a carreira jurídica tem que ser tratada como estratégias do Estado”. “Estamos perdendo policiais para vários Estados por questão de salário”, concordou Jarbas.
Ao final da reunião, os delegados convidaram o presidente Jarbas para um café da manhã na próxima quarta-feira (13) onde serão assinados os contratos com os advogados que prestarão assistência jurídica às representações de classe dos advogados da Polícia Civil do Estado do Pará.
Participaram da reunião o Presidente de Associação dos delegados Fernando Flávio , Presidente do Sindicato dos Delegados Aposentados Roberto Pimentel, Secretária do Sindicato Maria José Moraes, Diretora da Associação Marlise Fernandes e a Advogada e Delegada aposentada Luzia Alcântara.