Home / Notícias
Em cerimônia na manhã desta segunda-feira (16), foi lançada a Pedra Fundamental das Novas Instalações do Fórum Trabalhista de Belém, onde estiveram reunidos a administração do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Desembargadores do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha, Herbert Tadeu Pereira de Matos e Gabriel Napoleão Velloso Filho, respectivamente, Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Regional do TRT8, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Pará, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Assembleia Legislativa do Estado do Pará e Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará.
Durante a cerimônia, o Presidente Sérgio Rocha destacou que a colocação da pedra fundamental desta obra foi um sonho realizado. “Esta obra não teria sido possível sem a união e a atuação conjunta de diversos gestores. Se depender da vontade do Tribunal, esta obra andará celeremente, para dotar os nossos juízes, nossos servidores, advogados e jurisdicionados, de melhores condições de vida e de trabalho”, afirmou. Na ocasião, mostrou aos presentes o andamento da obra, destacando que já está em fase de colocação da última estaca da fundação do prédio.
Antes do descerramento da placa, foram depositados documentos importantes em uma cápsula do tempo: o Contrato da Obra, a Portaria de Designação dos Fiscais do Contrato, fotos da obra, a Portaria de Designação da Comissão Fiscalizadora e um exemplar de jornal do dia. Os documentos foram depositados na cápsula pela ex-presidente do TRT8, Desembargadora Aposentada Odete de Almeida Alves, pela Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Gisele Fernandes Góes e pelo Presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos. Estiveram presentes na cerimônia ainda o Desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto, representando o TJ-PA; a Deputada Estadual Ana Cunha, representando a ALEPA; e o advogado trabalhista Kleber Jorge, representando a ATEP. Compareceram ainda os Desembargadores do Trabalho José Maria Quadros de Alencar e Francisca Oliveira Formigosa.
Com previsão de conclusão em 2016, as obras do novo Fórum seguem dentro do cronograma. Conforme o projeto, o espaço possuirá 11.290,94 m², com 14 pavimentos, com capacidade para abrigar 22 varas do trabalho, além da Escola Judicial do TRT8 e estacionamento subterrâneo. A Procuradora-Chefe do MPT, Dra Gisele Fernandes Góes, afirma que, com este novo espaço, será possível ter um melhor funcionamento do judiciário trabalhista. “Para o trabalhador, é a imagem da Justiça do Trabalho, não teremos mais aquela dificuldade de localização, e assim vamos observar, realmente, como é grande, maravilhosa e como atua bem nossa justiça”.
Para o Presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, este é um sonho e a concretização de um pedido de todos os advogados que atuam naJustiça do Trabalho. “A qualidade do nosso Tribunal do Trabalho, reconhecida Brasil afora, não corresponde às suas atuais instalações. Há uma inadequação que agora será resolvida, com as instalações físicas correspondendo a qualidade do Tribunal. É uma obra para ser saudada por todos os pontos de vista, inclusive do ponto de vista da economicidade e da racionalidade”, destacou.
Veja as fotos aqui. Aline Paes
Fonte: TRT8