Home / Notícias
A cerimônia oficial de instalação do Conselho Subseccional de Redenção aconteceu hoje (07) pela manhã, na sede da OAB daquela cidade. Presidida pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, advogados e representantes da sociedade civil organizada, dentre outros. Na ocasião, foram empossados três conselheiros.
Ao parabenizar os advogados da região, Jarbas Vasconcelos destacou o compromisso assumido com os advogados do município e reafirmou a promessa assumida durante a campanha, de interiorização das ações da OAB. “Essa gestão tem um compromisso sério com os advogados do interior, com aqueles que militam e enfrentam todas as dificuldades para desempenhar com responsabilidade e qualidade a profissão de advocacia.”
Jarbas ainda reiterou que o processo de interiorização dos serviços da OAB faz parte do projeto da atual gestão comandada por ele. O presidente explicou o que credenciou a instalação de um conselho na subseção de Redenção. "Entendemos que Redenção atende todos os requisitos necessários. É um município polo na região extremo sul do Pará, que apresenta um considerável número de profissionais de advocacia".
O presidente da OAB também ressaltou que é necessário manter uma boa relação institucional com o Poder Judiciário do Pará. Contudo, Jarbas reforçou que os advogados têm que lutar pela garantia de seus direitos. "Os advogados não devem abrir mão de suas prerrogativas. Toda e qualquer violação deve chegar ao conhecimento da subseção e da seccional da OAB", concluiu.
Aprovação do Conselho Seccional
A proposta, sob relatoria da Conselheira Cristina Lourenço, foi aprovada, por aclamação, pelo Conselho Seccional da OAB-PA, durante sessão realizada dia 7 de maio, no plenário Aldebaro Klautau, na sede da OAB. Com isso, a subseccional de Redenção será a terceira do interior paraense a dispor de um conselho.
Farão parte do Conselho os advogados Marcelo Mendanha, Marcelo Carmelengo e Mara Bela Vasconcelos. Hoje, estão inscritos na subseção de Redenção 140 advogados, que militam não somente em Redenção, mas também em Santana do Araguaia, Cumarú do Norte e Pau-D’arco – municípios que pertencem à jurisdição daquela subseção.
Para o presidente da subseção, Carlos Eduardo Teixeira Chaves, esse é um pleito antigo dos advogados daquela região e um compromisso assumido durante a campanha das últimas eleições, proposto pela chapa da atual diretoria - “OAB Forte”. Em janeiro deste ano, o presidente da subseção da OAB-PA em Redenção, Carlos Eduardo Teixeira, e a vice-presidente, Jane da Cunha, estiveram na sede da OAB para protocolar o pleito.
Exame de Ordem
Redenção agora se tornou cidade polo para realização das provas do Exame de Ordem. A perspectiva é de que, no mínimo, 50 acadêmicos e bacharéis prestem o próximo Exame de Ordem realizado em Redenção. Aliás, o presidente Jarbas Vasconcelos anunciou que já foi enviado ao Conselho Federal da OAB um ofício que justifica a necessidade de aplicação do Exame de Ordem em Redenção, o que pode ocorrer ainda este ano.
Segundo Eduardo Teixeira, essa conquista trará um grande benefício aos profissionais que militam naquele município, sobretudo, para os bacharéis. “Com o conselho, nossa subseção terá mais autonomia, especialmente no sentido de executar julgamentos disciplinares e aplicar o Exame de Ordem.”
No final da solenidade, Eduardo Teixeira agradeceu pelo apoio dispensado pela diretoria seccional à subseção. "Isso mostra que a atual gestão está atenta aos anseios dos advogados da nossa região, além de comprovar a importância da nossa subseccional para a seccional", comentou Teixeira.
Scanner e Carteiras
Durante a cerimônia, o presidente da subseção da OAB no município de Xinguara, Cícero Sales da Silva, recebeu um scanner das mãos do presidente Jarbas Vasconcelos. Até agora, sete subseccionais já receberam o equipamento. Na oportunidade, também foram entregues seis carteiras de estagiários da OAB aos acadêmicos de Direito da região.