Home / Notícias

Jarbas defende o acesso à Justiça através da postura ativa do Estado

O auditório do Tribunal do Juri ficou lotado de magistrados, advogados, servidores da Justiça, imprensa e estudantes de Direito durante a primeira sessão descentralizada da 2ª Turma do TRT, em Santarém, na última terça-feira (14).

A realização da sessão de julgamento da 2ª Turma do TRT8, presidida pelo desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, aconteceu com a finalidade de julgar recursos interpostos em processos oriundos das Varas Trabalhistas de Santarém, Óbidos, Itaituba, Altamira e Belém, com uma pauta de 71 processos.

Além da presença dos demais integrantes da 2ª Turma, desembargadores Luiz Albano Mendonça de Lima, José Edílsimo Eliziário Bentes, Elizabeth Fátima Martins Newman e Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, participou da solenidade de abertura da sessão o corregedor regional da Justiça do Trabalho da 8ª Região, desembargador Herbert Pereira de Matos, que representou a presidência do TRT8. Pelo Ministério Público do Trabalho esteve presente a procuradora do Trabalho no Município de Santarém, Rejane de Barros Meireles Alves.

O presidente da OAB/PA, advogado Jarbas Vasconcelos, ressaltou que o acesso à Justiça se faz por uma postura ativa do Estado. “O que hoje a 2ª Turma faz está consentâneo com o que há mais moderno e novo na gestão do Poder Judiciário para efetivar o Direito Humano fundamento de todos ao acesso à Justiça”, declarou Jarbas, que também representou o Conselho Federal da OAB durante a solenidade.

Outras autoridades prestigiaram a sessão como: o Vice Prefeito de Santarém, José Rocha; o Diretor do Fórum de Santarém, Juiz Sílvio César dos Santos; o procurador da Câmara Municipal, José Cabral; procurador da república no município de Santarém, Marcel Mesquita, juíza Érika Lobato, titular da 2ªVT de Santarém e diretora do Foro Trabalhista, juíza Anna Laura Pereira, titular da 1ªVT de Santarém; a juíza Betânia Figueiredo, titular da 8ª Vara de Execuções Cíveis de Santarém; o professor Luiz Fernando Gouvea e Silva, coordenador do campus de Santarém, representando a UEPA.

Nossos agradecimentos especiais à Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, sob a regência do maestro José Agostinho da Fonseca Neto, que executaram com brilhantismo o Hino Nacional e Justiça do Trabalho durante a solenidade de abertura.

Agradecimentos também aos magistrados e servidores da justiça do Trabalho no município, em especial, o apoio logístico fornecido pelos servidores Manuel Antonio Coelho do Amaral, Diretor do Serviço de Distribuição de Santarém; e Paulo Roberto de Lima Marialva, Executante de Mandados "ad hoc".

As fotos já estão publicadas no TRT8 em flash, http://cn.trt8.gov.br/index.php/trt8emflash .

Anexos