Home / Notícias
Após a realização da etapa Belém do 5º Circuito de Corrida de Rua e Caminha da OAB-PA, o presidente da instituição, Jarbas Vasconcelos, avaliou positivamente o evento, que já entrou para o calendário esportivo oficial do estado do Pará. Ele destacou entre os pontos positivos: a organização, a participação de atletas do interior e a oportunidade de geração de emprego e renda.
No primeiro ano de gestão de Jarbas Vasconcelos, em 2010, a diretoria realizou uma corrida pequena, mas que foi três vezes maior do que as corridas feitas pela instituição – uma corrida com 200 pessoas, onde os vencedores ganhavam uma medalha de borracha, não tinha chip, enfim, era uma corrida de rua desorganizada. Lançado em março de 2011, pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará, o 1º Circuito aconteceu em cinco etapas: Santarém, Paragominas, Marabá, Ananindeua e, por fim, em Belém, quando a corrida encerrou o mês de homenagem aos advogados.
“Nós pegamos esse embrião e transformamos no que é hoje a melhor corrida de rua de Belém, profissionalizada, organizada, com chip descartável, com a colaboração da Federação Paraense de Atletismo, com a colaboração dos atletas de pontas do interior do estado, dos colegas que são corredores, amadores e outros que participam de provas nacionais e internacionais etc. Com isso, demos um upgrade imenso nesse evento.”
Em 2011, a diretoria da Ordem criou o circuito de corrida de rua e caminhada, que a cada ano evoluiu, cresceu em organização e em número de participantes e, incorporando novos municípios. “Já temos Marabá, Tucuruí, Redenção e Santarém. Nós próximos anos queremos incluir Parauapebas, Xinguara, Canaã dos Carajás. Creio nas próximas gestões, esse evento deva atingir uma dezena de municípios do interior do estado.”
Jarbas também elogiou a participação e a organização dos atletas de outros municípios na etapa de Belém. “Uma novidade esse ano foi a participação de Marabá e de Santarém vindo a Belém para competir com seus melhores atletas. Em Marabá, não tinha equipe de corrida. Hoje tem equipe, líder de corrida, professores de educação física especializados em corrida, academias com departamentos de corrida. Isso marca de forma incontestável o nosso nome da história do atletismo paraense, a partir do circuito de corridas da OAB.
Para Jarbas, hoje, o circuito vai além de um simples evento esportivo, pois alia a prática do esporte com a oportunidade de uma renda extra. "Além de incentivarmos a prática do esporte e investirmos em qualidade de vida, esse evento ainda é uma excelente oportunidade de geração de renda, emprego, empreendimento para muita gente, de forma direta ou indireta."
Por fim, Vasconcelos comemorou o sucesso do último circuito de corrida e caminhada da OAB-PA da sua gestão. "A cada ano a realização do circuito é uma superação. “Estou muito satisfeito com o circuito desse ano. É claro, que todo ano acontece um probleminha, que são sanados e ajustados nos anos seguintes. Todos estão de parabéns: organizadores, na pessoa do conselheiro seccional Kleber Jorge, a minha diretoria, colaboradores da Ordem, os parceiros patrocinadores. Enfim, todos que fizeram e fazem desse evento o melhor da categoria.”