Home / Notícias

Interiorização: Pós-Graduação e criação de Comissão Especial marcam posse da diretoria e Conselho Subseccional de Altamira

12636905 955073224579143 1752266036 o

Com a presença do membro honorário vitalício da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, e diversos membros do Sistema OAB no Pará, a solenidade foi presidida por Alberto Campos e realizada à tarde, no auditório da subseção de Altamira. Pela nova gestão, foi a 11ª diretoria do interior empossada e o quinto Conselho Subseccional.

Na oportunidade, o presidente seccional assinou a Portaria Nº 85, que criou uma Comissão Especial para estudar a viabilidade de criação da subseção da OAB no município de Uruará. No documento, Campos designa o diretor tesoureiro Robério D’Oliveira como presidente e relator dos trabalhos e as conselheiras seccionais Patrícia Abucater e Luzimara Carvalho como integrantes.

Como sinalização de que os investimentos em qualificação profissional serão intensificados na região, a cerimônia ficou marcada também pela Aula Inaugural do curso de pós-graduação em Processo Civil e Trabalhista, ministrada pelo professor João Paulo Mendes Neto. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Escola Superior de Advocacia e o Centro de Ensino Universitário do Pará (Cesupa).

485f9cba-d8ee-447b-b717-b3df726021be

Outro momento marcante da solenidade foi a entrega ao advogado Jarbas Vasconcelos da carteira especial de membro honorário vitalício da OAB-PA. Diante dos advogados e autoridades presentes, o presidente Alberto Campos ainda entregou ao presidente reeleito da subseção de Altamira, Joaquim Freitas, a carteira especial de presidente subseccional, documento que será entregue a todos os presidentes de subseções do interior. 

Presidentes

Ao recordar que há 15 anos havia sido inaugurado o grupo “OAB de Todos”, o presidente Alberto Campos se reportou a todos os membros do Sistema OAB no Pará e enfatizou que luta é “pelos advogados recém-formados e por aqueles, que por uma razão ou outra, ainda não conseguiram vingar na profissão. Por aqueles que ainda não tem condições de viver única e exclusivamente da advocacia”. 

Ainda em seu discurso, Campos declarou que espera receber durante sua gestão apoio dos advogados paraenses no empenho por um judiciário mais célere, que funcione. “Se pensam que vamos dirigir de maneira diferente esse problema, estão enganados”, acrescentando que essa atitude da advocacia será “uma demonstração inequívoca de que não somos simplesmente advogados, nós somos defensores da Constituição”.

39c9c4d5-5d1e-488f-89c6-071dc0a7daef

Para finalizar, Alberto Campos repassou a beca de presidente a Joaquim Freitas e salientou que a realização do curso de pós-graduação em Processo Civil e Processo do Trabalho é a concretização de um compromisso assumido e se comprometeu em intensificar os investimentos em infraestrutura e qualificação profissional face à entrada em vigor do novo Código do Processo Civil, o que deverá ocorrer nos próximos meses.

Empossado, Joaquim Freitas afirmou que a posse representa o início de uma nova etapa, no qual poderá carregar “as experiências e os conhecimentos acumulados durante os meus dois anos de gestão”. O presidente reeleito aproveitou para elogiar a administração de Jarbas Vasconcelos. “Ele trouxe um novo modelo de gestão, uma nova forma de olhar a Ordem dos Advogados do Brasil”. Ao encerrar, conclamou os membros do Sistema a “continuar o processo de interiorização da advocacia. Sem essa parceria, não é possível administrar essa engrenagem que é o Sistema OAB”.

jarbasalberto

Jarbas Vasconcelos, por sua vez, não poupou exaltações a Joaquim Freitas e o parabenizou por construir uma nova OAB na região de Altamira. “Você é uma das lideranças mais promissoras para nossa classe e para o estado do Pará”, ressaltando que a classe precisa de novos líderes. “Nós precisamos renovar nossas lideranças. Quando nós produzimos uma liderança a mais, nós aumentamos a nossa força”, emendou.

Na opinião de Vasconcelos, é imprescindível se esmerar para fomentar uma sucessão com novas lideranças. “É importante que cada advogado se sinta capaz de ser presidente da OAB. É bom que saiba que a qualquer momento ele pode trabalhar e falar em nome da OAB. Ele tem que ter consciência que pode ser convocado a qualquer momento para assumir uma missão em nome da instituição. É importante ter esse sentimento de pertencer e integrar a Ordem dos Advogados”, concluiu.

A secretária geral adjunta da OAB-PA, Ivanilda Pontes, o diretor tesoureiro, Robério D’Oliveira, o conselheiro federal, Alberto Vasconcelos, o conselheiro federal eleito, Nelson Souza, os conselheiros seccionais Patrícia Abucater e Vitor Lima participaram da cerimônia.

Fotos: Márcia Freitas

Anexos