Home / Notícias
“Os desafios da jovem advocacia e a modernidade na advocacia brasileira”. Esse foi o tema da palestra de abertura do Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Advogados em Início de Carreira, realizado hoje, 22, na sede da OAB/PA. Esta é a primeira vez que o Pará sedia o encontro, que reúne líderes da jovem advocacia de todas as regiões do Brasil.
O objetivo do evento, que reunirá em dois dias as principais lideranças nacionais da advocacia jovem, é que o colégio possibilite reconhecimento e valorização da advocacia jovem, por meio propostas contempladas, ações e investimentos, de maneira que o jovem advogado tenha condições de ser inserido no mercado de trabalho.
A cerimônia de abertura do colégio foi comandada pelo presidente em exercício da OBA-PA, Alberto Campos, e contou com a presença dos conselheiros seccionais Gláucia Rocha, Ivone Leitão e Gilberto Araújo, dos conselheiros federais Jorge Borba e Iraclides Holanda, além do diretor geral da Escola Superior de Advocacia – ESA/PA, Jeferson Bacelar, e o presidente da Comissão de Informática da OAB/PA, Julian Lennon.
Alberto deu às boas vindas aos jovens advogados e após ressaltar a importância deles para o fortalecimento da profissão foi aplaudido pelos presentes por defender a participação do advogado em início de carreira no Conselho da OAB. “Eu defendo que todo advogado aprovado na Ordem, em dias com a instituição, possa concorrer ao Conselho Seccional, diferente de como ocorre hoje, que limita a participação deles a pelo menos cinco anos de exercício profissional.”
Já o diretor geral da ESA, Jeferson Bacelar, citando um trecho bíblico, convocou os jovens advogados a protagonizarem a luta contra o mal. “Nós e, especialmente, os jovens advogados representados aqui, devemos assumir a luta contra o mal, contra as desigualdades.”, conclamou. Bacelar encerrou a fala dele desejando um excelente encontro a todos.
Minuta
Representando o presidente da Comissão Nacional de Advogados em Início de Carreira, Daniel Oliveira, o advogado Julian Lennon, presidente da Comissão de Informática da OAB/PA, foi o último a fazer seu pronunciamento na cerimônia de abertura do colégio.
Em tom de desabafo, ele disse estar realizando “um projeto que vem sonhando desde o último encontro dos presidentes em Goiânia, no ano passado.” Diante das principais lideranças da advocacia jovem representativa de cada estado da federação, ele disse que tinha ali a missão de “encaminhar aquele colégio uma minuta de provimento para implantação da política nacional de apoio ao jovem advogado brasileiro para o triênio 2015 – 2017.”
A cerimônia seguiu com a palestra do presidente de Comissão de Jovens Advogados da OAB/PA, Antônio Graim Neto, sobre “Os desafios da jovem advocacia e a modernidade na advocacia brasileira.”
Programação
À tarde, os presidentes de comissões de todo o Brasil reunirão para debater a pauta de deliberação do colegiado. No final da tarde do dia 23 (amanhã), o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, irá proferir a conferência de encerramento do colégio.
Fotos: Paula Lourinho