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A decisão foi tomada hoje, 18, durante reunião entre o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PA, Cleans Bomfim, com o gerente executivo do INSS, Silvio Vizeu Lima, ocorrida no edifício sede daquele órgão.
“O foco da audiência é tratar sobre temas que assolam o INSS, e que afetam tanto usuários quanto advogados, como por exemplo, o mal atendimento prestado pela autarquia.”, explicou Cleans.
Na oportunidade, Cleans solicitou informações sobre as agências do INSS, que estão passando por reformas e ainda sobre denúncia feita por advogados, de que na agência do órgão no bairro do Jurunas, a triagem de quem pode ou não entrar, estariam sendo realizadas por terceirizados.
Sobre as reformas, o gerente informou que houve atraso se deu por conta de problemas técnicos, que já estão sendo resolvidos. Já sobre o desvio de função ocorrido na triagem, ele disse que a questão já foi solucionada, inclusive com a mudança de gerente em janeiro para a agência do Jurunas.
O gerente reconheceu ainda que muitos dos casos que levam ao mal atendimento por parte do funcionário é a falta de preparo técnico do mesmo, que desconhece o tipo de problema previdenciário do usuário.
Diante de tais problemas, o presidente sugeriu a realização de um treinamento sobre relações interpessoais aos servidores do órgão. “O objetivo é que o colaborador do INSS saiba direcionar e como fazer para procurar os serviços objetivando uma orientação de qualidade aos usuários do serviço.”
Segundo Bomfim, o trato com o ser humano, especificamente com os segurados que utilizam o serviço da previdência social que tem como público, especialmente, as pessoas idosas. E que tal conduta dos servidores, gera uma imagem negativa para a autarquia. “O servidor não imagina que quando ele trata um usuário de forma dura ele vai receber a mesma dureza.”, ponderou o presidente da comissão.
Por fim, o gerente executivo do INSS se comprometeu em realizar um programa de capacitação desses profissionais, a fim de humanizar o atendimento.