Home / Notícias

Inaugurada Sala dos Advogados Jackson Silva em Santana do Araguaia

INAUGU-SALA-HOMENAGEM-JACKSON 5A justa homenagem da OAB prestada ao ex-presidente da subseccional de Parauapebas, assassinado em janeiro deste ano, em Manaus, foi concretizada, hoje à tarde, com a inauguração da Sala dos Advogados que fica na sede da Comarca de Santana do Araguaia, cidade natal de Jakson Silva.

O espaço cedido pelo Tribunal de Justiça do Pará foi inaugurado pelo presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, juntamente com o presidente da subseção da OAB em Redenção, Carlos Eduardo Teixeira, e o desembargador recém-empossado, eleito pelo Quinto Constitucional, Luiz Neto, representando a presidência do Tribunal.

A inauguração da nova sala faz parte do projeto de interiorização da Ordem, que tem como compromisso levar a OAB onde o advogado estiver. Diversas autoridades locais prestigiaram o evento. Também estiveram presentes advogados da Comarca de Parauapebas, a viúva do advogado assassinado, Simone Silva, sócios do ex-presidente, o presidente em exercício da subseção de Parauapebas, Deivid Benasor Barbosa, e a população.

ProjetoINAUGU-SALA-HOMENAGEM-JACKSON 13

Carlos Eduardo Teixeira destacou que a inauguração da sala integra o Projeto de Gestão da subseção da OAB em Redenção, já que Santana do Araguaia está localizada na jurisdição da subseccional. “Por meio do diálogo com a gestão anterior do Tribunal de Justiça do Estado, a seccional garantiu esse espaço para gente. Advogados de Redenção e de Santana do Araguaia, isso nos dá a certeza de que realmente a OAB vai onde o advogado está. Obrigado, presidente Jarbas”.

Magistrado

O Juiz Ramiro Almeida afirmou que o espaço representa a melhoria na prestação de serviços jurisdicional. “Sou testemunha de que a OAB vai onde o advogado e a população estão. Aproveito para agradecer, parabenizar e demonstrar minha admiração pelo senhor e pelo seu trabalho. Deu satisfação e alegria de receber o novo desembargador”, em referência a Luiz Neto.

O magistrado declarou ainda estar muito alegre e parabenizou a OAB “por criar um espaço digno ao advogado, inclusive os que vêm de outros estados, como Mato Grosso e Tocantins, e serão multiplicadores da boa nova com mais esse espaço que oferece condições dignas de trabalho ao profissional”.

INAUGU-SALA-HOMENAGEM-JACKSON 7Ramiro considera impar a homenagem a Jakson Silva. “Ele foi meu colega de cadeira na universidade. Lembro das nossas brincadeiras, e que teve uma carreira muito exitosa. Ele foi taifeiro no aeroporto de Marabá. Quem conheceu a história dele, sabe o quanto foi exitosa a história de vida daquele colega”.

Emoção

Deivid Benasor Barbosa, presidente em exercício da subseção de Parauapebas, lamentou. “Nós perdemos um irmão, que foi muito querido e conhecido em todo o estado”. A viúva do advogado assassinado, Simone Silva, fez um discurso emocionado, agradeceu pela homenagem e pediu justiça.

Ao revelar que essas circunstâncias nunca foram esperadas por elas sua família, Simone Silva enfatizou que a inauguração da sala com o nome de Jakson Silva “é algo digno de muito trabalho e esforço para tão pouco tempo de vida. Ver o nome dele em local tão importante é a certeza de que foi um bom homem, um profissional sério e comprometido com seu juramento”.

TJE

O novo desembargador Luiz Neto repassou uma mensagem enviada pelo atual presidente do TJE/PA. “Tenho certeza que o diálogo com o TJPA continuará na nova gestão do  tribunal. Essa é a mensagem do presidente Constantino. Mudar de lado não me fez mudar de caráter. E, por isso, me coloco como intermediador desse diálogo”.

“A justiça só funciona se todos nós estivermos irmanados e temos uma sociedade que demanda muito os nossos serviços”. Luiz Neto comentou que Jakson Silva foi um exemplo de advogado e ser humano. “Isso nos serve para continuarmos na luta como advogados. O Judiciário se solidariza com essa homenagem”.

 

Aproveitando a oportunidade, Luiz Neto agradeceu pelos votos que recebeu dos advogados, durante consulta à classe para a eleição do Quinto Constitucional. "O voto de cada um de vocês foi muito importante para me legitimar como representante da classe no TJPA. Saibam que minha retribuição será trabalhar de porta sempre abertas e que aqueles que não conseguirem, por algum motivo, ir a Belém para conversar pessoalmente comigo, poderão fazê-lo via computador por meio do skype ou qualquer outro programa que nos possibilite esse interação por vídeo conferência.", destacou o desembargador.


Presidente

Em seu discurso, Jarbas Vasconcelos salientou que a estrutura entregue á advocacia da região pensa no conceito de atender melhor às demandas da sociedade. Essa é uma estrutura que leva a assinatura da ex-presidente do TJPA, a desembargadora Luzia Nadja.

Em relação ao homenageado, o presidente disse que “Jakson era uma pessoa querida e adorada por todos nós, mas que foi vítima de uma onda de violência que toma conta do nosso estado”. Ressaltou que o Conselho Federal da OAB iniciou os trabalhos deste ano com uma bela homenagem aos advogados assassinados no Pará e enumerou algumas das providências tomadas. “Pedimos transferência de competência, pedimos pauta na Comissão Interamericana de Direitos Humanos”.INAUGU-SALA-HOMENAGEM-JACKSON 9

Jarbas comentou que a apuração do crime é difícil e complexa, que pode ser explicada ou não. “Temos lutado para que as autoridades não se conduzam como a água pelo caminho mais fácil. E o Estado precisa dar uma resposta para esses crimes. Não aceitaremos o fato de algumas pessoas usarem os veículos para que tentem descredenciar os reais motivos do assassinato do nosso colega. A OAB está fortemente mobilizada pra isso”, assegurou. 

De acordo com Vasconcelos, a inauguração da sala é uma pequena homenagem ao Jakson. “Mas a verdadeira homenagem será a elucidação de mais esse crime, e uma forma de conter esses crimes e os criminosos”. O presidente seccional deixou ainda um recado à diretoria da subseção em Parauapebas. “Não esmoreçam, não deem um passo atrás. E estejam sempre ao nosso lado, ao lado da diretoria da Ordem, que não descansará enquanto não houver a elucidação desse crime”.

 Leia a carta de agradecimento enviada pela esposa do advogado, Jakson Silva:

CCI02032015 0001

Fotos: Sheila Faro 

Anexos