Home / Notícias
Balé, danças infantis, coreografias e até sapateado com as senhoras da melhor idade. Foi nesse ambiente que se fez o desfecho de um dia corrido, onde o meio ambiente foi o tema de discussão nos quatro cantos de Paragominas.
A festa de encerramento do III Encontro Nacional de Direito Ambiental aconteceu no teatro Reinaldo Castanheira, ontem (4/05), no Centro Cultural de Paragominas, onde, após as apresentações culturais, representantes da Ordem fizeram um balanço geral do que foi o evento e do seu respectivo significado.
Jarbas Vasconcelos, presidente da seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB-PA, parabenizou a cidade de Paragominas pela realização do evento e pelo título recebido de município verde. “Não existia melhor lugar para a realização desse encontro. Paragominas é uma referência em meio ambiente e isso não é por acaso. A OAB tem a felicidade de promover esse encontro nesta cidade”, exalta.
Com esse mesmo raciocínio, Gilberto Nascimento, presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da OAB, reafirmou o compromisso da Ordem com as causas ambientais. “A OAB foi motivada a realizar esse encontro aqui pelo que esta cidade representa em termos ambientais. A Ordem admira essas causas de proteção equilibrada do ambiente e é por isso que nós precisamos dar continuidade à essas discussões para que outras cidades sigam esse exemplo”, opinou.
Proclamado por todos como o principal responsável por trazer o evento da OAB à Paragominas, Raphael Vale, membro da Comissão Nacional de Meio Ambiente da OAB e coordenador do encontro, apontou a importância e a necessidade de promover discussões relacionadas ao meio ambiente. “A questão ambiental é necessária. É preciso construir uma ponte para um futuro sustentável. As discussões durante este evento foram muito proveitosas e com certeza vamos fazer muito mais pelo ambiente”, afirmou.
A festa de encerramento continuou com a exibição de um vídeo que conta a trajetória do município de Paragominas e as mudanças obtidas nos últimos cinco anos, deixando de ser uma cidade caótica para tornar-se um modelo de sustentabilidade nacional. O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, que também é advogado, exaltou o papel que a OAB tem desempenhado nas causas ambientais, afirmando que apoio foi fundamental para que a cidade fosse transformada. ”A OAB tem um papel importante nessas questões e o ambiente é uma discussão necessária para que as pessoas tenham consciência do quanto prevenir o ambiente é essencial para a qualidade de vida”, apontou.
O desfecho foi marcado com o lançamento do livro Municípios Verdes – Caminhos para a Sustentabilidade de autoria do próprio prefeito, em parceria com Jayne Guimarães, Adalberto Veríssimo e Paulo Amaral. Jarbas recebeu das mãos do prefeito um exemplar do livro que conta as principais metas alcançadas por Paragominas para se tornar um município verde. Jarbas agradeceu o presente e parabenizou mais vez a cidade pela realização do encontro. “Paragominas merece isto. Este é o papel da OAB, promover essas discussões que são de interesse da sociedade. Este é o caminho correto a ser seguido. A repercussão deste encontro será visível nas OABs de todo o Brasil”, finalizou.
No evento ainda foi proclamada a carta de Paragominas, que contém as principais discussões e propostas apresentadas durante a realização dos seis painéis.
Fotos :Paula Lourinho