Home / Notícias
Nesta quinta-feira (25), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PA promoveu o II Simpósio de Envelhecimento Humano, realizado no auditório Otávio Mendonça em parceria com a Escola Superior de Advocacia e Universidade Federal do Pará. Um dos principais objetivos do evento era compartilhar pesquisas de alunos do programa de pós-graduação em Psicologia da UFPA.
Participaram profissionais, professores, doutores que atuam na área de gerontologia, que explanaram acerca do envelhecimento e os aspectos relacionados, como, por exemplo: biológico, psicológico e social. “O olhar interdisciplinar da velhice, que envolve não somente o olhar da medicina, mas o olhar da saúde de outros profissionais que atuam e que dão esse suporte”, destacou a presidente da Comissão de Defesa do Direito do Pessoa Idosa da OAB-PA, Letícia Bitar.
Nesta edição, o simpósio homenageou Emídio Rebele Filho, advogado de 83 anos, presidente do Sindicato dos Pensionistas da Petrobras-Brasil e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PA. “Esta homenagem foi uma surpresa para mim. É uma honra muito grande eu estar sendo, mais uma vez, prestigiado pela organização da Ordem dos Advogados do Brasil, ao qual eu pertenço”, declarou o homenageado.
O homenageado recebeu das mãos da presidente da comissão uma placa em homenagem aos 50 anos dedicados à temática do idoso. Emídio recebeu das mãos do professor Junari Pedroso o certificado de participação no simpósio e o livro sobre envelhecimento. Durante o evento, o advogado Emídio Rebelo agraciou Letícia Bitar com um documento que contém todas as políticas alcançadas e relação à temática.
Ao final do evento, houve o lançamento de livro “Violência e cuidado na velhice - Temas emergentes nos contextos psicossocial e familiar”, publicação produzida por professores e alunos da Universidade Federal do Pará que trabalham com comportamento, envelhecimento e saúde. A obra também foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Piauí e a Universidade de São Paulo.
“Nós entramos em contato com a Comissão do Idoso da OAB-PA por meio de sua presidente e resolvemos realizar um evento para divulgar um tema que envolve a todos, que é a violência e o cuidado com a velhice”, comentou Junari Pedroso, psicólogo, professor da Universidade Federal do Pará (Faculdade de Psicologia), no programa de pós-graduação em teoria e pesquisa do comportamento e programa de pós-graduação de Psicologia.