Home / Notícias

Histórica Meia Maratona fechou o 8º Circuito OAB Pará e conquistou a aprovação dos atletas

IMG 4430

Disputada bem no início da manhã deste domingo (26), a prova registrou a participação de 2 mil competidores. Às 05h30, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, acionou a largada do Portal da Amazônia. Ao todo, os corredores percorreram 21 Km entre avenidas de Belém até ingressar nas imediações do Parque do Utinga, sendo possível disputar individualmente ou por revezamento em dupla (10,5 Km/10,5 Km). Principal etapa do maior circuito de rua da região norte do Brasil, a competição obteve êxito ao largar de um ponto da cidade e chegar em outro, formato pioneiro no Pará.

Vencedores

IMG 4420

Entre os homens, Rosivaldo Moreira da Silva, o “Bragantino”, chegou em 1º lugar ao cravar o tempo de 01h, 11minutos e 27 segundos. O atleta esperava concluir o percurso em torno de 01h e 12 minutos, tempo superior à melhor marca que já atingiu. “Em 2011, eu corri a Meia Maratona do Rio de Janeiro e fiquei em 14º lugar, com o tempo de 01h e 04 minutos”, recordou. Além de elogiar a organização da competição, o corredor comentou que acelerou bastante ao final da prova. “No 15 Km, dei uma puxada e vi que eles (adversários) ficaram. Segurei um pouco e eles encostaram. Deixou pra acelerar nos últimos 2 mil”, revelou.

Na prova feminina, Elivani Oliveira dos Santos conquistou a vitória ao marcar o tempo de 01h, 26 minutos e 56 segundos, que aprovou a novidade do formato. “É uma prova de longa distância, é um teste de resistência bem maior. Eu amo fazer Meia Maratona, é o meu forte. Os meus melhores momentos foram em Meia Maratona”. Vencedora da etapa de Paragominas, a atleta destacou que, apesar de feliz com a conquista, o seu tempo ficou abaixo da sua melhor marca. “Fiz a Meia Maratona do Rio de Janeiro em 01h e 17 minutos. Fui a 5ª melhor brasileira e sexta no geral”.

Advogados (as)

IMG 4557

Guilherme Gonçalves Alves estabeleceu o tempo de 01h, 35 minutos e 31 segundos e ficou em 1º lugar entre os advogados pela primeira vez. Ele atribuiu a vitória aos treinos e ao apoio dispensado pelo bom técnico, ao professor de educação física, academia e nutricionista, além da boa sinalização e bons bloqueios nas ruas. O advogado ainda comentou que fez um tempo melhor do que o esperado. “Corri sem pensar em vencer, apenas tentando fazer o melhor, pois já a marca de 01h e 36 minutos e queria melhorar”.

Vencedora da etapa de Belém do Circuito OAB em 2014, 2015 e 2017, Danielle Valle venceu pela quarta vez entre as advogadas ao cravar o tempo de 01h, 43 minutos e 50 segundos. Ela parabenizou a organização da prova. “Os pontos de água estavam exatamente a cada 3 Km, a largada ocorreu no horário marcado e encontramos uma boa estrutura na chegada”, enumerou. A atleta informou que tinha treinado para completar a prova em 01h e 50 minutos e percebeu que poderia vencer quando entrou no parque do Utinga.

Avaliação

IMG 4783

Presidente da OAB no Pará, Alberto Campos salientou que a coordenação acertou ao apostar na realização da Meia Maratona. “Foi bem melhor ter largado do Portal Amazônia e chegado no Parque do Utinga. Aqui é um espaço mais apropriado para receber este tipo de evento”, ressaltou. Para o presidente, o serviço de hidratação pode ser apontado como um dos outros pontos positivos. “Isso é muito importante para uma corrida de 21km”, frisou. “Assim como os corredores, eu também estou muito satisfeito”, declarou Campos.

Conselheiro seccional e coordenador do evento, Kleber Jorge afirmou que promover a Meia Maratona representou um grande desafio. Nós saímos de um ponto e chegamos em outro. Não foi fácil trazer 2 mil atletas de lá até aqui. “Pra isso, contamos com o apoio de vários órgãos na logística. Sem eles, não conseguiríamos”, agradeceu o advogado. De acordo com ele, a competição deste domingo preenche uma lacuna nesse segmento de competição no Pará. “Atualmente, não existe em nosso estado uma prova no formato disputado hoje: largar de um local e chegar em outro É primeira vez na história”, enfatizou.

IMG 5126

Advogado com experiência em disputar Meia Maratona no Brasil e no exterior, João Paulo Mendes Neto parabenizou a qualidade de sinalização, os pontos de hidratação, bem como a organização e ousadia para montar duas estruturas, uma para a largada e outra para a chegada. “A OAB-PA fez isso com maestria. Já participei de várias competições no Brasil e no mundo, e esta Meia Maratona disputada hoje está no mesmo nível das melhores que já corri”, finalizou.

Circuito

IMG 5167

Ao longo de todo o percurso de Belém, equipes da SEMOB, Guarda Municipal, Detran-PA, Polícia Militar, Polícia Rodoviária do Estado, Marinha do Brasil, CIABA, Corpo de Bombeiros e SESAN atuaram para garantir apoio na segurança do trânsito. O Circuito OAB de Corrida de Rua alcançou sucesso de público em todo o Pará e já virou tradição no calendário esportivo paraense. No interior, as provas foram disputadas em Marabá (17 de junho), Parauapebas (05 de agosto) e Paragominas (19 de agosto).

IMG 5134

Confira os patrocinadores oficiais da edição deste ano: Faculdade de Belém, FABEL- Tuma & Torres Advogados, Nossa Água, Coelho de Souza Sociedade de Advogado; Apoiadores: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer - SEEL, Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer – SEJEL, Macedo Corretora de Seguros, Mendonça e Demachki Advogados Associados, Mendes Advocacia e Consultoria, Enil Engenharia, Unimed Belém e Fisical.

Fotos: Yan Fernandes

Anexos