Home / Notícias

Grupo Votorantim Metais apresenta o projeto “Alumina Rondon” à OAB

Gropo-Votorantim-Metais-apresenta-projeto_5-GG

Representantes da empresa estiveram hoje (18) à tarde na sede da Ordem para aprsentar a proposta de investimento, funcionamento e impactos ambientais do projeto “Alumina Rondon”, no município de Rondon do Pará, na região nordeste do estado. A apresentação foi feita no plenário Aldebaro Klautau diante do presidente Jarbas Vasconcelos, do vice, Alberto Campos, do diretor-tesoureiro, Eduardo Imbiriba e dos advogados Jóse Carlos Lima Afonso Arinos, presidente e vice da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PA, respectivamente.

 

O encontro foi intermediado pela conselheira seccional Paula Vianna. Durante a apresentação, o gerente de Meio Ambiente, Carlos Gatti, o coordenador de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Sérgio Oliveira, e a coordenadora da área jurídica da Votorantim Metais, Rute Fature explicaram como a empresa pretende explorar a mina de bauxita localizada no município paraense e instalar uma refinaria de alumina, verticalizando todo o processso industrial.

Dentre as informações apresentadas, a comitiva da Votorotim Metais adiantou que serão investidos R$ 6.6 bilhões na implantação do projeto - atualmente, o maior da Votororantin, com início previsto para meados de 2017. De acordo com o coordendaor de Sustentabilidade, Sérgio Oliveira, a mina de bauxita que será explorada é a quarta maior do Pará, enquanto que a refinaria será a terceira maior da região norte do Brasil. Quanto aos postos de trabalho, a empresa estima que serão gerados 1.600 empregos na 1ª fase de implantação e 6 mil ao mês na fase de obras.

Gropo-Votorantim-Metais-apresenta-projeto_35-vvvvvvvv

Debate

O coordenador de Sustetabilidade, Sérgio Oliveira, informou como a Votorantin pretende proceder. “Cada região tem sua peculiaridade. Em 2011, nós fizemos vários estudos para o EIA-Rima (Estudo de Impactos Ambientais). Com base nele, pensamos em propostas para mitigar esses problemas, como o impacto ao Meio Ambiente, demandas de educação, qualificação profissional, de serviços e saúde”. A partir daí, segundo Sérgio, a empresa elaborou 31 programas para atenuar os problemas que se apresentam na região. “Já estamos discutindo esses programas com a sociedade. E viemos aqui na OAB para apresentar e discutir o projeto, além de saber o que a Ordem pensa a respeito da proposta”.

Sérgio ainda explicou por qual motivo a empresa quer investir na região. “A gente vai onde o minério está. Rondon do Pará faz parte da província bauxitífera de Paragominas. É coberta por um relevo de platô, uma área muito propícia para a atividade mineral. O local apresenta as condições mais favoráveis para a instalação do projeto”. O coordenador enfatizou que as circusntâncias são adequadas para o debatre sobre o projeto. “Esse é o momento de discutir o projeto, que deve ser sustentável. Queremos atuar de forma direta com a sociedade, no sentido de garantir que o projeto seja auto sustentável”.

Ponderações

Após a apresentação, o presidente da Comissçao de Meio Ambiente, José Carlos Lima, questionou a respeito do que seria feito com a bacia de rejeitos do projeto e quais serão os custos com energia elétrica. Além disso, a OAB recomendou que a empresa ouça as demandas da subseção de Ordem em Rondon do Pará, bem como estebeleça um diálogo permanente com a Instituição.

Empresa

A Votorantim Metais é uma das empresas que compõe o grupo multinacional Votorantim, que já existe há quase dez anos.

Anexos