Home / Notícias
O encontro foi intermediado pela conselheira seccional Paula Vianna. Durante a apresentação, o gerente de Meio Ambiente, Carlos Gatti, o coordenador de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Sérgio Oliveira, e a coordenadora da área jurídica da Votorantim Metais, Rute Fature explicaram como a empresa pretende explorar a mina de bauxita localizada no município paraense e instalar uma refinaria de alumina, verticalizando todo o processso industrial.
Debate
O coordenador de Sustetabilidade, Sérgio Oliveira, informou como a Votorantin pretende proceder. “Cada região tem sua peculiaridade. Em 2011, nós fizemos vários estudos para o EIA-Rima (Estudo de Impactos Ambientais). Com base nele, pensamos em propostas para mitigar esses problemas, como o impacto ao Meio Ambiente, demandas de educação, qualificação profissional, de serviços e saúde”. A partir daí, segundo Sérgio, a empresa elaborou 31 programas para atenuar os problemas que se apresentam na região. “Já estamos discutindo esses programas com a sociedade. E viemos aqui na OAB para apresentar e discutir o projeto, além de saber o que a Ordem pensa a respeito da proposta”.
Sérgio ainda explicou por qual motivo a empresa quer investir na região. “A gente vai onde o minério está. Rondon do Pará faz parte da província bauxitífera de Paragominas. É coberta por um relevo de platô, uma área muito propícia para a atividade mineral. O local apresenta as condições mais favoráveis para a instalação do projeto”. O coordenador enfatizou que as circusntâncias são adequadas para o debatre sobre o projeto. “Esse é o momento de discutir o projeto, que deve ser sustentável. Queremos atuar de forma direta com a sociedade, no sentido de garantir que o projeto seja auto sustentável”.
Ponderações
Empresa