Home / Notícias
Fundador do perfil “Advlíder” no Instagram, o advogado paranaense Fernando Ricciardi proferiu, nesta noite, no auditório do Centur, a palestra “As 8 habilidades essenciais aos advogados modernos”, que concluiu o segundo dia do histórico I Encontro Estadual da Jovem Advocacia, promovido pela Comissão de Advogados em Início de Carreira da OAB-PA com apoio da ESA e a CAA-PA. Programação será encerrada neste sábado (19), com churrasco e show da Banda Xeiro Verde, no Clube da Advocacia, a partir de 11h.
Proposto a inspirar os participantes do maior evento entre jovens advogados da região norte do Brasil, Fernando Ricciardi frisou durante sua apresentação que a advocacia clama por empreendedorismo. “Quem ganha o mundo hoje não é o maior, é o mais rápido”, ao comparar a grandeza e estrutura de escritórios. O advogado pontuou ainda que o primeiro a ser observador pelos novos profissionais “é o posicionamento no mercado”, acrescentando que “o maior desafio não é atrair clientes, é fidelizar”.
No decorrer da tarde, três painéis foram realizados no auditório lotado. Mulheres que integram o Sistema OAB-PA conduziram o painel “Protagonismo da Mulher no Direito. Prerrogativas, atuação da mulher advogada e assédio foram debatidos. Participaram a conselheira seccional e presidente do Instituto Paraense de Direito de Defesa, Bruna Koury, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Juliana Freitas, e a vice-presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Silvia Barbosa.
No painel “Prática Advocatícia”, o advogado gaúcho Mateus Marques proferiu a palestra “A atuação do advogado criminalista na investigação criminal”. Presidente da Comissão do Direito das Famílias e Sucessões da OAB-PA, a advogada Viviane Saraiva ministrou a palestra “Práticas no Direito das Famílias: Síntese do Processo Cautelar à Execução”.
No painel “Reformas: Trabalhista e Previdenciária”, a procuradora do IGEPREV, Ana Rita Dopazzo, proferiu a palestra “Reforma Previdenciária e seus Aspectos Constitucionais Obrigatórios”, enquanto que o advogado Márcio Tuma ministrou a palestra “Como os Tribunais têm aplicado a Reforma Trabalhista.
Fotos: Yan Fernandes