Home / Notícias

Frente contra Violência Obstétrica define data para iniciar atuação

matEm reunião realizada ontem (08) e conduzida pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA, Luanna Tomaz, juntamente com a representante da Rede Parto dos Princípio, Patricia Salles, foi dado um importante passo para a criação da Frente Estadual contra Violência Obstétrica. A data prevista para comemorar o início os trabalhos é o dia 29 de maio.

De acordo com Luanna, esse tipo de violência tem se alastrado pelo país. “Cada vez mais são gritantes o aumento das cesáreas sem necessidade, o número das mulheres que morrem nesse momento do parto e a falta de conscientização da população é uma coisa que nos preocupa muito.” ressaltou a presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Próximo passo

Para a advogada Luanna Tomaz, os próximos passos também serão muito importantes. “O próximo passo é concretizar o lançamento da frente, dando visibilidade à entidade para ser criado um calendário de atividades e reuniões. O objetivo dessa estratégia é sensibilizar os órgãos a enfrentar através de ações as denúncias são recebidas”, explica a presidente.

Apoio

A iniciativa contou com o apoio da vereadora Meg Barros, Conselho Regional de Psicologia, Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, SESPA, Marcha Mundial de Mulheres, Ministério Público do Estado, Conselho Regional de Enfermagem e o movimento Pajeu.

Entenda

A violência obstétrica no Pará é um crime silencioso que tira o direito da mulher na hora do parto. Por meio da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Mulher Advogada, a OAB/PA participou ativamente na criação da Frente Estadual contra Violência Obstétrica. O objetivo é inibir, conscientizar as mulheres que, até mesmo no parto, não têm seus direitos garantidos, além de apurar denúncias.

Anexos