Home / Notícias
Em reunião realizada nesta quinta-feira (23), na OAB São Paulo, o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) aprovou apoio financeiro para projetos em diversos estados do país, dentre eles, a construção da subseção de Novo Progresso e a reforma da sede da subseção de Altamira.
Ao se pronunciar no encontro, o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, ressaltou que a área de jurisdição da subseccional localizada na região sudoeste do estado registra intensa atividade da advocacia, pois fica próximo à Usina de Belo Monte, bem como o prédio atual apresenta desgaste em razão do clima local.
“Altamira possui um trabalho de atendimento à sociedade civil muito importante. Reformar a sede é não apenas uma questão de segurança, porque ela ficou mesmo muito deteriorada, mas também uma questão de preservação de patrimônio. Já em Novo Progresso, temos a dificuldade da distância. É um local com advocacia pulsante, mas fica isolado, no meio da Transamazônica, e precisamos colocar a bandeira da OAB lá, para atender à sociedade civil e aos advogados. É a mais longínqua região da seccional do Pará e necessita de apoio”, frisou Alberto Campos.
Além disso, foram analisados projetos para reforma e construção de seccionais e subseções em Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Os pedidos também foram encaminhados pelas Caixas de Assistência dos Advogados. As solicitações são referentes ainda à compra de material de informática e de móveis e reformas urgentes em locais de atendimento aos advogados e advogadas.
O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, reforçou a importância de uma prestação de serviço adequada à advocacia. “É fundamental a organização das seccionais e das Caixas de Assistência para a realização de projetos que atendam os advogados. Muitos dependem desses recursos para conseguir até mesmo trabalhar de forma digna. São milhares de advogados em todo o país que precisam que esses recursos se transformem em serviços e benefícios”, afirmou Felipe Sarmento.
O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, também acompanhou a reunião do FIDA e reforçou a necessidade dos projetos do Fundo para o desenvolvimento da advocacia em todo o país. “Quando apresentarem os projetos, pensem sempre naqueles advogados que estão passando dificuldades. Esse me parece ser o aspecto fundamental da atuação do FIDA, trazer o advogado para a OAB, para ele entender o funcionamento e ser acolhido no sistema, ainda mais neste momento de crise. Caixa de Assistência também nunca foi tão importante como neste momento que vivemos”, disse Noronha.
Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB Nacional
Fotos: Eugênio Novaes