Home / Notícias
Falecido no dia 10 de agosto deste ano (Dia do Advogado), o ex-presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da Etnia e Direitos Quilombolas da OAB-PA, Jorge Farias, recebeu a homenagem (in memorian) durante o "Seminário de Promoção da Igualdade Racial". Realizado no plenário Aldebaro Klautau, na sede da Ordem no Pará, na tarde da última sexta-feira (22), o evento tinha como tema “A luta pela ‘Consciência Negra’ ontem, hoje e amanhã”.
Totalmente engajado na defesa dos interesses do movimento negro, questões agrárias e direitos humanos, Jorge Farias era formado em Direito pela Universidade Federal do Pará e pós-graduado em Direito Tributário e Direito Agrário. Vice-presidente da comissão de trabalho e filho do homenageado, Julio Jorge Farias agradeceu imensamente pela homenagem e relembrou os anos de luta e dedicação do pai à instituição, à advocacia e às causas que defendia.
Ao comentar que o falecimento do advogado impactou todos os integrantes do Sistema OAB-PA, a vice-presidente da OAB-PA, Cristina Lourenço, destacou que Jorge Farias desfrutava de enorme reconhecimento na instituição. “As pessoas tinham um respeito e deferência muito grande por ele, desde o mais jovem até o mais antigo na casa. Ele contribuiu com várias diretorias e comissões temáticas”.
Professora da Universidade Federal do Pará, ativista referência do movimento negro, co-fundadora do Centro de Estudo e Defesa do Negro (CEDENPA) e ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Zélia Amador de Deus proferiu a palestra que abordou a temática do seminário. Presidente da comissão de trabalho responsável pelo evento, Peter Paulo esteve presente.
Histórico
O advogado Jorge Farias tinha 67 anos. Por vários anos, contribuiu com a política institucional da OAB-PA, onde exerceu ainda o cargo de secretário-geral adjunto. Desde 1985, cumpriu sua missão profissional com dedicação e responsabilidade. Ele deixou esposa e dois filhos.