Home / Notícias
Na 1ª reunião ordinária do Conselho Seccional no triênio 2019-2021, realizada na noite da última terça-feira (26), o advogado Oswaldo Coelho, que presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados do Pará por seis anos (dois mandatos - havia iniciado o terceiro), recebeu a Menção de Agradecimento das mãos do presidente da OAB-PA, Alberto Campos.
A outorga é um reconhecimento ao inestimável trabalho prestado à seccional paraense em favor do fortalecimento dos compromissos da advocacia com a sociedade civil e o Estado de Direito. Oswaldo Coelho renunciou ao cargo de presidente da CAA-PA para assumir a assessoria jurídica da Casa Civil da Governadoria do Estado.
Com 20 anos de dedicação ao Sistema OAB Pará, Oswaldo Coelho exerceu ainda os cargos de conselheiro seccional, juiz do Tribunal de Ética e Disciplina e ouvidor-geral. Em seu discurso de despedida, ele ressaltou que está consciente de que cumpriu o seu dever. “Eu tenho certeza que saio deixando a OAB-PA muito melhor do que encontrei”, resumiu.
Presidente da subseção da OAB em Santarém - a maior da Amazônia, Ubirajara Bentes Filho fez um agradecimento especial em nome da instituição. Ao destacar o notável processo de interiorização pelo qual passou a CAA-PA nos últimos anos, o advogado santareno enumerou as principais obras executadas na gestão de Oswaldo Coelho na região oeste. “Quero agradecer por tudo que vossa excelência fez em prol da saúde e qualificação dos advogados”, declarou.
Diretoria
Em razão da renúncia de Oswaldo Coelho, a composição da diretoria da CAA-PA sofreu alterações. Sob a relatoria da conselheira Letícia Bitar, a homologação da nova diretoria foi aprovada por aclamação pelos conselheiros secionais: Presidente, Francisco Freitas; Vice-presidente, Silvia Barbosa; Secretário-geral, José Mário Silva; Secretária-geral adjunta, Edna Barroso; Diretor-tesoureiro, Antônio Miranda.
Ouvidoria
Os conselheiros seccionais ainda aprovaram por aclamação a nomeação do advogado João dos Anjos para o cargo de ouvidor-geral da OAB-PA no triênio 2019-2021. Ao se manifestar na tribuna, agradeceu pela “confiança depositada pela diretoria seccional” e destacou que muitos casos de reclamações contra advogadas e advogados no exercício da profissão foram solucionados no último triênio. Ainda serão nomeados dois ouvidores adjuntos.
Reconhecimento
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa idosa da OAB-PA, a conselheira Letícia Bitar recebeu do presidente Alberto Campos o diploma de agradecimento entregue pelo Conselho Federal da OAB como reconhecimento dos serviços prestados à advocacia brasileira, culminando com a nomeação da advogada paraense para presidir a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do CFOAB.
Fotos: Yan Fernandes