Home / Notícias
Realizada na manhã do último domingo (27), a 6ª etapa da competição, que anteriormente percorreu cinco municípios paraenses, marcou o encerramento da edição deste ano do Circuito de Corrida e Caminhadas da OAB. Pela primeira vez em Redenção, o evento mobilizou desportistas, autoridades políticas e advogados que militam na região extremo sul do Pará, registrando mais de 370 inscritos.
Antes da largada, o presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, o coordenador geral do 3º Circuito de Corrida e Caminhadas da OAB, o conselheiro seccional Kleber Jorge, e o presidente da subseccional de Redenção, Carlos Eduardo Teixeira, hastearam as bandeiras do Brasil, Pará e OAB, respectivamente.
Corrida
Com o objetivo de diminuir o risco de lesões, o educador físico Sócrates Neves, da academia Fisical, promoveu um aquecimento para os competidores. Logo depois, o advogado Mauro Franco acionou a largada para atletas das categorias comunidade e advogados. Dois minutos depois, largaram os participantes da caminhada, que foi de 3,5 km.
Vencedores
Após percorrer 6,5 km pelas principais avenidas e ruas de Redenção, o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os homens foi Manoel Pereira da Costa Neto, com o tempo de 19 minutos e 28 segundos. Natural de Redenção, o atleta trabalha há cinco anos como garçom em Anápolis, interior de Goiás, e lembrou que se aproximou da vitória a partir do 3 km. “Lá, eu vi que eu tava com folga. Não fui obrigado a forçar o ritmo. Só não daria pra ganhar se acontecesse um acidente”, comentou Manoel, que ganhou a Meia-Maratona de Gurupi, Tocantins, no dia 20 de outubro.
Depois de conquistar o 2º lugar na etapa de Marabá, Josefa da Cruz Alves foi a vencedora entre as mulheres, estabelecendo o tempo de 27 minutos e 23 segundos. Oriunda do município de Goianésia do Pará, Josefa afirmou ter ficado feliz ao retornar à Redenção. “Eu competir aqui há dez anos, durante o aniversário da cidade. Agora, estou muito feliz de conseguir voltar pelo circuito da OAB e ganhar”, comemorou a atleta, que compete há cinco anos e percebeu que venceria a prova no 4 km. “Eu percebi que eu estava bem e, graça a Deus, eu conseguir chegar na frente”, completou.
Advogados
O coordenador geral do 3º Circuito de Corrida e Caminhadas da OAB, o conselheiro seccional Kleber Jorge, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os advogados, com o tempo de 28 minutos e 52 segundos. Foi a primeira vitória do advogado em uma etapa do circuito. “Sinceramente, eu não esperava essa vitória, pois estou me recuperando de uma lesão desde junho. Portanto, foi uma surpresa”, comentou Kleber Jorge, que correu na etapa de Paragominas e sempre participa de competições nacionais, em cidades como Rio de janeiro e Porto Alegre.
Entre as advogadas, Lucileia Rodrigues Fayal conquistou a quinta vitória ao longo de todo o circuito deste ano. Vencedora das etapas de Ananindeua, Marabá, Paragominas e Santarém, a advogada elogiou a organização da primeira etapa promovida em Redenção. “Foi um percurso bom, a temperatura estava boa e deu pra fazer uma boa prova”, destacou Lucileia, que marcou o tempo de 28 minutos e 35 segundos. A advogada informou ainda ter enfrentado mais dificuldades na etapa de Santarém, em virtude da alta temperatura. “Para o ano que vem, pretendo me preparar melhor e baixar meus tempos”, concluiu Lucileia.
Avaliação
O presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, enfatizou que a etapa de Redenção do Circuito de Corrida e Caminhadas veio para ficar. “Até hoje (27) pela manhã, ainda tinha atletas e caminhantes para se inscrever na prova, o que mostra que foi mais um sucesso do circuito”. No entanto, Alberto Campos avaliou que seja necessário promover algumas adequações na etapa de Redenção. “Talvez, devemos modificar o horário da prova, para que a sociedade de Redenção participe ainda mais efetivamente. E com a continuidade do evento, acredito que esta será uma das principais etapas do circuito”, finalizou o presidente.
Kleber Jorge, conselheiro seccional e coordenador geral do 3º Circuito de Corrida e Caminhadas, também considerou a etapa de Redenção excelente. “A participação do público foi grande, assim como o apoio logístico da Comissão de Eventos da subseção local, que se empenhou bastante”. O conselheiro ainda destacou a atuação do presidente da subseccional de Redenção, além da presença da maior autoridade do município. “O apoio do presidente Carlos Eduardo Teixeira foi fundamental e a presença do prefeito de Redenção corroborou o sucesso pleno da etapa”, comentou.