Home / Notícias
O Secretário de Informática Fábio Massoud abriu o workshop sobre “Ferrramentas Tecnológicas no Processo Jurídico”. Ele falou sobre o cenário do Estado em vários aspectos, como a falta de insfraestrutura que afeta a prestação do serviço jurisdicional.
Depois ele falou sobre as ferramentas da tecnologia da informação que o tribunal de justiça do Pará tem, aquelas que são ofertadas pelo público. Para concluir, fez uma especulação sobre o futuro da tecnologia da informação.
Em seguida, foi a vez do Secretário de Tecnologia e Informação do Tribunal Regional Trabalho – 8ª Região, Marco Aurélio Rego. Ele falou sobre os serviços disponíveis no escritório virtual, como o peticionamento eletrônico, pré-protocolo de petições e pré-cadastro de reclamações trabalhistas.
O Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará – Atep, José Maria Vieira, disse que a informática é uma das soluções do gargalo do poder judiciário. “Se você não se incluir a essa realidade, será passado para trás”, concluiu.
O evento foi coordenado pelo Secretário-Geral da Ordem Alberto Campos. “O Workshop demonstra a preocupação da OAB com a informatização do poder judiciário como um todo, que já vem desde o primeiro dia desse mandato”, conclui.
No meio do evento, foi assinado o convênio do Access Point entre a OAB-PA e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – TRT8.
A Assinatura do convênio realizada pelo presidente da OAB-PA Jarbas Vasconcelos e o Presidente do TRT8, José Alencar, permitirá ao advogado com seu notebook, seu I-Pad ou mesmo com seu I-Phone, acessar por meio da wireless, totalmente livre de senha, a rede exclusiva do Tribunal, nas dependências de todos os foros. O serviço é garantido com a velocidade e a segurança que o advogado necessita para ter acesso, por meio de internet sem fio, à rede exclusiva com os serviços disponibilizados pelo Tribunal.
Ao todo serão instalados 20 equipamentos de access points nos foros trabalhistas dos municípios do interior do estado: Abaetetuba (1), Tucuruí, Xinguara, Capanema, Castanhal, Paragominas, Redenção, Parauapebas, Altamira, Itaituba, Santarém (2), Marabá (2) e Macapá.
Os equipamentos foram adquiridos pela OAB-PA, com investimento na ordem de R$28.440,00. O trabalho, incluindo, cabeamento lógico e elétrico, instalação, configuração e apresentação do access point aos advogados, deverá ser concluído até o final desse ano. Os equipamentos serão instalados em Ananindeua na segunda-feira.
Amanhã leia entrevista completa com o presidente do TRT8 sobre esse assunto em nosso site.
Fotos: Paula Lourinho