Home / Notícias
A OAB encaminhou hoje, 06, ofício à Secretaria Estadual de Cultura, Paulo Chaves, solicitando uma audiência para tratar sobre o Engenho Pacheco, localizado no Rio Furo Grande, Abaetetuba - o último engenho fechado naquele município, em outubro de 2011.
O local hoje tombado pelo patrimônio é cuidadosamente mantido pelo dono do antigo engenho, Jurandir Correa Pacheco, 60, mais conhecido como Seu Pacheco. Casado com Adalgisa Pacheco e pai de seis filhos, ele vive com dificuldade. Hoje ele sobrevive, basicamente, da venda de açaí. “Depois de muito insistirem eu aceitei a proposta e deixei que o espaço fosse tombado.”
Segundo seu Pacheco, membros do governo chegaram a mostrar uma planta com o projeto de como ficaria o espaço após a reforma, mas entra ano, sai ano e nada é feito. “Eu temo que tudo isso aqui desabe e ninguém faça nada para recuperar esse espaço que foi, durante muito tempo, de onde tirei meu sustento e o sustento da minha família”, desabafa Pacheco, que se diz de mãos atadas por não poder mexer em nada e nem vender o maquinário que está começando a se decompor com o tempo. Uma ação pública para tentar dar andamento ao projeto já foi dada entrada Defensoria Pública da Região.
A OAB-PA e a Defensoria Pública Regional de Tocantins, com sede em Abaetetuba, decidiram unir forçar para impedir essa tragédia. Segundo o presidente da Ordem trata-se do resgate de uma parte da história desse município. "Nós da OAB não podemos ficar de fora. Não mediremos esforços para proteger esse espaço”, disse Jarbas.
Leia a íntegra do ofício:
"Ofício no 064/2012 – ASS. JUR. Belém, PA, 05 de junho de 2012.
A Sua Excelência o Senhor
PAULO ROBERTO CHAVES FERNANDES
Secretário de Estado de Cultura
NESTA
Senhor Secretário,
Cumprimentando-o, vimos solicitar audiência com V. Exa., a fim de tratarmos de assuntos de relevância para esta Ordem e para a população ribeirinha do município de Abaetetuba, no que se refere ao centenário engenho de cana “Pacheco”, último no Estado do Pará, que foi tombado pelo patrimônio histórico, mas que desde então não foi reformado como prometido, e está se deteriorando cada vez mais com o decurso do tempo.
Certos de contarmos com a atenção e colaboração de V. Exa., renovamos votos de elevada estima e distinguido apreço.
Atenciosamente,
JARBAS VASCONCELOS
Presidente da OAB-PA"
Fotos: Paula Lourinho