Home / Notícias
No I Encontro Poético Cultural da OAB-PA, realizado hoje à tarde, no plenário Aldebaro Klautau, a seccional paraense celebrou termo de cooperação técnica com a Fundação Cultural do Pará, cujo objetivo é facilitar a integração entre as instituições para a concepção de atividades e eventos de caráter instrutivo e cultural.
Após assinar o documento, o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, fez referência à parceria já existente com a Academia Paraense de Letras (APL), que possui finalidade similar e rende excelentes resultados. “A parceria já deu muitos frutos e a demanda por eventos cresceu, Vamos continuar incentivando essa prática”, assegurou.
Presidente da Fundação Cultural do Pará, Dina Oliveira projetou que a tendência é de crescimento da mobilização em torno da temática. “O advogado e a palavra são os instrumentos da linguagem fundamental para a advocacia”, pontuou. Por fim, garantiu que a fundação está à disposição para que a parceria institucional seja frutífera.
Presidente da Comissão Arte e Cultura da OAB-PA, Leny Silva de Carvalho resumiu que a cooperação entre as instituições será estritamente para produção de propriedade intelectual. Presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira prestigiou o evento e parabenizou a OAB-PA pela realização do encontro poético, além de revelar que está muito gratificado com o sucesso da parceria firmada com a Ordem.
Na sequência, os advogados premiados no 1º Concurso de Poesias da OAB/APL declamaram suas poesias: 1º lugar “Somos advogados”, de José Jorge de Andrade Alencar Júnior (categoria masculina); 1º lugar “A bailarina”, de Liliane Silva; 2º lugar “Tempos de paz interior – fé”, de Ana Amazonas; 3º lugar: “Esta sou eu”, de Silvia Mary Cardoso de Almeida.
Para comemorar o carimbó como bem imaterial registrado no IPHAN, houve rodada de carimbó com apresentação do grupo “Mistura Regional”. Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (FUNBEL), Eva Franco também esteve presente no evento, assim como Ana Maria Stilianidi, secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA, e Antônio Miranda, diretor-tesoureiro da CAA-PA.
Concurso de Poesias
Criado em parceria com a Academia Paraense de Letras, o projeto contemplou o gênero poesia (concebido nas vertentes: Lírica, Regional e Filosófica), nas categorias feminino e masculino. Objetivo é estimular e divulgar o potencial poético da classe jurídica do Pará. Competição deverá ser expandida nos próximos anos.
Fotos: Yan Fernandes