Home / Notícias

Enade: dez cursos de Direito do Pará obtém nota dentro da média considerada aceitável

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012 foi disponibilizado ontem (07) pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, treze cursos de Direito foram avaliados no Pará. O Conceito Enade varia de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Um curso alcançou a nota máxima (faixa) e apenas três cursos ficaram com notas insatisfatórias.

Por conta disso, a Comissão de Educação Jurídica da OAB do Pará visitará as instituições que apresentaram desempenho insatisfatório, com nota abaixo de 3 (faixa). “A pedido do presidente da seccional paraense, Jarbas Vasconcelos, nós oficiaremos essas instituições na próxima semana”, informou a advogada Cristina Lourenço, conselheira seccional e presidente da Comissão de Educação Jurídica.

_MG_4240Cristina acredita que as visitas deverão ocorrer em meados de novembro deste ano. “Integrantes da nossa comissão irão até as três instituições de ensino para checar o corpo docente, infraestrutura (laboratório, biblioteca, etc.) e se o projeto pedagógico contempla as diretrizes curriculares do curso de Direito”, adiantou a conselheira. Paralelamente, as instituições deverão encaminhar ao MEC uma justificativa para a obtenção de suas respectivas notas.

UFPA

O curso de Direito da Universidade Federal do Pará foi o único do estado a obter nota máxima (5) no Enade. O advogado Francisco Freitas, vice-diretor geral da ESA (Escola Superior de Advocacia) e coordenador do curso na UFPA, revelou estar feliz com a conquista, atribuindo à intenção relação estabelecida com todos os segmentos. “Mantemos contato direto com o corpo docente e dicente, além de notadamente com o Instituto de Ciências Jurídicas”, ressaltou Francisco.Francisco-Freitas

O professor ainda destacou o papel e estimulo dispensado pela ESA. “Nos últimos anos, a ESA proporcionou muitos cursos aos estudantes e bacharéis também. Essa parceria e esforço são muito importantes para que o aluno fique mais seguro”, comentou Freitas, salientando que “a finalidade é manter o mesmo nível ou melhorar cada vez mais a qualidade do curso na UFPA para a próxima avaliação do Enade, daqui a três anos”.

No Brasil

Em 2012, foram avaliados, por meio do Enade, 7.228 cursos das áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, já que uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.

O Conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira e corresponde a cerca de 70% da composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês. Para calcular o CPC, a pasta também considera a infraestrutura e a equipe de profissionais de educação. A comparação foi feita com os dados de 2009, porque um mesmo grupo de cursos é avaliado a cada três anos.

Pelo menos 70% dos cursos obtiveram conceito satisfatório (superior a 3, em uma escala que vai até 5) e outros 30% tiveram conceitos 1 e 2, considerados insuficientes. Em 2009, quando foram avaliados os mesmos cursos, o percentual que apresentou nota insatisfatória foi 24,9%.
Fotos: Paula Lourinho

Anexos