Home / Notícias
O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012 foi disponibilizado ontem (07) pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, treze cursos de Direito foram avaliados no Pará. O Conceito Enade varia de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Um curso alcançou a nota máxima (faixa) e apenas três cursos ficaram com notas insatisfatórias.
Por conta disso, a Comissão de Educação Jurídica da OAB do Pará visitará as instituições que apresentaram desempenho insatisfatório, com nota abaixo de 3 (faixa). “A pedido do presidente da seccional paraense, Jarbas Vasconcelos, nós oficiaremos essas instituições na próxima semana”, informou a advogada Cristina Lourenço, conselheira seccional e presidente da Comissão de Educação Jurídica.
Cristina acredita que as visitas deverão ocorrer em meados de novembro deste ano. “Integrantes da nossa comissão irão até as três instituições de ensino para checar o corpo docente, infraestrutura (laboratório, biblioteca, etc.) e se o projeto pedagógico contempla as diretrizes curriculares do curso de Direito”, adiantou a conselheira. Paralelamente, as instituições deverão encaminhar ao MEC uma justificativa para a obtenção de suas respectivas notas.
UFPA
O curso de Direito da Universidade Federal do Pará foi o único do estado a obter nota máxima (5) no Enade. O advogado Francisco Freitas, vice-diretor geral da ESA (Escola Superior de Advocacia) e coordenador do curso na UFPA, revelou estar feliz com a conquista, atribuindo à intenção relação estabelecida com todos os segmentos. “Mantemos contato direto com o corpo docente e dicente, além de notadamente com o Instituto de Ciências Jurídicas”, ressaltou Francisco.
O professor ainda destacou o papel e estimulo dispensado pela ESA. “Nos últimos anos, a ESA proporcionou muitos cursos aos estudantes e bacharéis também. Essa parceria e esforço são muito importantes para que o aluno fique mais seguro”, comentou Freitas, salientando que “a finalidade é manter o mesmo nível ou melhorar cada vez mais a qualidade do curso na UFPA para a próxima avaliação do Enade, daqui a três anos”.
No Brasil
Em 2012, foram avaliados, por meio do Enade, 7.228 cursos das áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, já que uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.
O Conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira e corresponde a cerca de 70% da composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês. Para calcular o CPC, a pasta também considera a infraestrutura e a equipe de profissionais de educação. A comparação foi feita com os dados de 2009, porque um mesmo grupo de cursos é avaliado a cada três anos.